Anderson Pila vai propor lei para proibir cobrança por sacolas com propaganda em supermercados

Vereador recebeu denúncias e verificou alguns estabelecimentos encontraram meio de contornar lei estadual que obriga o fornecimento gratuito das sacolinhas

Foto: Ascom

Atendendo a denúncias de vários cidadãos, o vereador Anderson Pila (PSB) foi até supermercados da cidade e constatou duas práticas prejudiciais aos consumidores. Em uma delas, para fragilizar o cumprimento de uma lei estadual que obriga o fornecimento de sacolas gratuitamente para transporte das compras, os estabelecimentos estão disponibilizando apenas sacolinhas pequenas e muito frágeis.

Com isso, conforme Pila, as compras mal são acondicionadas e vários produtos sequer cabem nesse tipo de sacola, forçando o cliente a pagar por sacolas maiores. “É uma forma de burlar a lei, constrangendo o consumidor, oferecendo uma embalagem muito pequena e frágil, e vamos acionar o Procon em relação a essa conduta”, disse o vereador.

Outro ponto verificado pelo parlamentar foi que, no caso das sacolas maiores, que são vendidas, os supermercados comercializam o produto com seu logotipo, ou seja, fazem a própria propaganda nas sacolas pelas quais os clientes terão que pagar, o que configura, inclusive, a chamada “vantagem manifestamente excessiva” vedada pelo Código de Defesa do Consumidor.

Por isso, para muitos juristas, essa prática é irregular, mas, para dar maior suporte aos clientes, alguns municípios estão legislando para proibir a cobrança nas sacolinhas com propaganda do supermercado. “Exatamente o que faremos. Vou apresentar um projeto de lei, dentro da competência municipal, para proibir a cobrança das sacolinhas que tenham publicidade do supermercado ou de terceiros”, avisou Anderson.

Hora Agora

Artigo anteriorDona Fátima visita o Distrito dos Mecânicos com Dr. Jhony e comenta sobre o abandono do local
Próximo artigoProjeto de Dra. Carla autoriza serviço de podologia nos postos de saúde de Campina Grande

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui