Na manhã desta quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Campina Grande realizou a 40ª Sessão Ordinária do ano. Sessão foi presidida pelo vereador Pastor Luciano Breno (Avante) e secretariada pelo vereador Saulo Noronha (MDB), contando com a presença de 17 parlamentares. Durante a sessão, foram debatidos temas de relevância para a cidade, como a segurança em eventos esportivos e a liberdade de atuação da imprensa.
PEQUENO EXPEDIENTE
O vereador Rafafá (União Brasil) manifestou solidariedade à classe jornalística após o repórter Arthur Lira enfrentar dificuldades para exercer sua função no Hospital das Clínicas de Campina Grande. “Subo aqui para ser solidário a toda a imprensa que ontem não pode exercer seu trabalho quando chegaram ao Hospital das clínicas para fazer a reportagem sobre o absurdo que ocorreu em relação ao mutirão de cirurgias de catarata”, declarou. Rafafá expressou preocupação com os transtornos causados aos pacientes devido a casos de infecção e cobrou apuração das autoridades. Ao final, convidou as mães do município para um evento no Spazzio, promovido pela prefeitura em comemoração ao Dia das Mães.
GRANDE EXPEDIENTE
O vereador Alexandre Pereira (União Brasil) apresentou o Projeto de Lei Nº 476/2025, que estabelece diretrizes para eventos de corrida de rua em Campina Grande. Ele ressaltou a importância de normas claras para garantir a segurança dos participantes, citando um caso ocorrido em João Pessoa, onde uma senhora de mais de 60 anos faleceu durante uma corrida. Segundo ele, é necessário prever a presença de ambulâncias, sinalização adequada e autorização das secretarias competentes como STTP e SEJEL.
O parlamentar explicou que em eventos organizados por empresas particulares estes contratem ambulâncias e profissionais habilitados para os eventos. “O que nós queremos com essa lei é disciplinar. Não é proibir, não é dificultar… Nós queremos apresentar normas”, afirmou. Ele também reforçou a abertura para o diálogo e a apresentação de emendas por parte dos demais vereadores. Ao final de seu discurso destacou que a lei irá beneficiar principalmente os atletas e participantes “Quando essa lei estiver em prática, muitos irão nos agradecer”. Finalizou.
A proposta recebeu apoio de diversos parlamentares. O vereador Dinho Papa-léguas (PSDB) ressaltou a importância da regulamentação: “Essa lei vem para formalizar aquilo que já acontece. Que as empresas entrem nessa regulamentação e tenham autorização das secretarias competentes, SEJEL, STTP, Secretária de Saúde. Enfim, todas as secretarias envolvidas para a realização do esporte (…) É uma lei que vem para melhorar o esporte”. Destacou o descaso por parte de algumas empresas por não haver regulamentação. Ao finalizar sua fala destacou: “Uma corrida bem organizada não atrapalha o trânsito”.
O vereador Rafafá também elogiou a iniciativa, reforçando que a medida não trará custos aos participantes: “A gente entende que não terá nenhum custo para quem corre, para quem vai participar do evento, pelo contrário! É um cuidado que esse projeto traz para garantir a segurança dos atletas e de quem está na rua”. O vereador Anderson Almeida (PSB) destacou: “Disciplinar sempre é correto! Pelas argumentações do vereador e por aquilo que estou verificando na lei, a gente está vendo que está disciplinando e preservando a vida das pessoas”.
A vereadora Ana Cardoso (Republicanos) também declarou apoio ao projeto: “É uma lei importante e a gente precisa ter disciplina”. Já o vereador Pimentel Filho avaliou que Campina Grande vem se consolidando como um centro de eventos esportivos: “Campina Grande virou um grande celeiro de corrida e isso é muito bom!”, ressaltando, porém, que “é preciso ser regulado isso. Não para impedir, mas para dar melhores condições”.
VOTAÇÃO DE REQUERIMENTOS
Foram apreciados para votação requerimentos que tratam de diversos temas. Na sessão foi discutido dois requerimentos de autoria do vereador Saulo Noronha. O de número 1.339/2025 que requer do governo do estado a possibilidade de redução do ICMS de 20% para 17%. E o Requerimento de número 1338/2025 que requer ao governo do estado a reforma, ampliação e modernização do Parque de Exposição Carlos Pessoa Filho (Feira de gado). Todos os requerimentos foram aprovados pelos parlamentares.
Para acompanhar a sessão completa, acesse o Canal Oficial do youtube (@camaracgoficial) . Confira também o andamento das matérias que tramitam no SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.
DIVICOM/CMCG