Aposentados e pensionistas poderão contestar descontos indevidos em agências dos Correios a partir do dia 30

Segundo nota do Instituto Nacional do Seguro Social, quem já realizou a consulta por meio digital não precisa comparecer a uma agência dos Correios.

A partir desta sexta-feira, 30 de maio, aposentados e pensionistas do INSS poderão procurar uma das 4.730 agências dos Correios espalhadas pelo país para verificar se foram vítimas de descontos associativos não autorizados em seus benefícios.

A medida é voltada especialmente para os segurados que têm dificuldade de acesso à internet. Já quem se sente à vontade no ambiente digital pode continuar utilizando os canais online do INSS: aplicativo Meu INSS, site oficial e Central Telefônica 135, sem precisar sair de casa.

Segundo nota do Instituto Nacional do Seguro Social, quem já realizou a consulta por meio digital não precisa comparecer a uma agência dos Correios.

Mais de 2 milhões já pediram ressarcimento

Até o dia 25 de maio, mais de 2,1 milhões de beneficiários já haviam solicitado o reembolso por meio dos canais digitais. A expectativa é que esse número cresça consideravelmente, já que cerca de 9 milhões de pessoas foram notificadas por terem sido vítimas da fraude.

Além dos meios digitais, o atendimento nos Correios vai ampliar o alcance da ação e facilitar o acesso à informação e aos serviços para quem mora em áreas onde a conectividade é limitada.

Como saber se sua agência está participando?

Os interessados podem consultar a agência mais próxima acessando o site dos Correios, ligando para a Central 135, ou conferindo a lista completa das unidades participantes – com as agências da Paraíba listadas a partir da página 36.

O que levar para ser atendido?

Para ser atendido, basta apresentar um documento de identificação oficial. Não é necessário levar extratos bancários, comprovantes de inscrição ou contracheques.

Representantes legais também podem consultar

Caso o beneficiário esteja impossibilitado de ir pessoalmente até uma agência, um representante legal poderá realizar a consulta, desde que apresente uma procuração autenticada. No entanto, nesses casos, não será possível realizar alterações nos dados cadastrais, apenas a consulta.

Como será o atendimento?

O atendimento nas agências será feito por uma plataforma própria, separada da base de dados dos benefícios do INSS, garantindo a segurança das informações pessoais dos segurados.

Durante o atendimento presencial, será possível:

  • Verificar se houve desconto não autorizado no benefício;
  • Solicitar contestação do desconto;
  • Confirmar a autorização de algum desconto, se for o caso;
  • Acompanhar o resultado da contestação (em até 15 dias úteis);
  • Analisar e, se necessário, contestar os documentos apresentados pelas associações;
  • Imprimir um protocolo com instruções para acompanhamento por meio do aplicativo, site ou Central 135.

Todo o processo é gratuito, realizado por equipes treinadas. Nas agências com gestão de filas ou guichês exclusivos, aposentados e pensionistas terão atendimento prioritário garantido.

Há prazo para pedir o ressarcimento?

Não. O atendimento estará disponível de forma contínua, sem prazo final. O INSS orienta que não é necessário ir logo nos primeiros dias, já que todos serão atendidos com tranquilidade.

Atendimento em regiões mais distantes

Para quem vive em locais afastados ou sem acesso a uma agência dos Correios, o governo federal e os Correios planejam ações itinerantes e de busca ativa para garantir o atendimento a todos os beneficiários.

Fique atento a golpes!

O INSS alerta: ninguém está autorizado a visitar beneficiários em casa. Caso alguém se apresente dizendo ser do INSS ou dos Correios para prestar esse serviço, trata-se de golpe.

Canais oficiais de atendimento:

  • Aplicativo Meu INSS
  • Site oficial do INSS
  • Central Telefônica 135
  • Agências dos Correios (a partir de 30 de maio)
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