Foi publicada no Semanário Oficial do Município, em edição da última quarta-feira, 09, a sanção de mais uma importante lei de autoria do vereador Olimpio Oliveira em defesa do bem-estar e dos direitos dos animais elaborada a partir do diálogo permanente mantido com os protetores de Campina Grande.
A Lei 9.384 institui o manejo populacional de cães e gatos que se encontram em situação de rua, sem controle profilático zoo-sanitário e em vida reprodutiva, por meio de critérios básicos de controle populacional através do chamado Método CED – Captura, Esterilização cirúrgica e Devolução.
“A superpopulação de animais de rua é uma grande problemática de saúde pública. Alguns tutores abandonam os animais que acabam se reproduzindo de forma descontrolada, gerando uma grande população que termina sendo vítima da fome, violência, atropelamentos, envenenamentos e pode transmitir zoonoses para as pessoas”, explicou Olimpio.
O Método C.E.D. é amplamente utilizado em países como EUA e Japão. Busca oferecer melhor qualidade de vida para animais de rua, controlando sua população, vacinando e monitorando, sendo reconhecido pela Associação Americana para Prevenção da Crueldade como o meio mais eficaz e humano para controlar a superpopulação de animais de vida livre.
Assessoria