As denúncias de violência digital contra mulheres registraram um aumento de 188% nos primeiros cinco meses de 2026, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Ministério das Mulheres e mostram que o número de ocorrências saltou de 5.795 para 16.725 registros.
Diante do crescimento dos casos, a pasta anunciou medidas para fortalecer o atendimento às vítimas. Entre as ações está a atualização do protocolo de enfrentamento à violência digital dentro da campanha “O Digital é o Nosso Lugar”.
A ministra Márcia Lopes informou que a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 passará a contar com um protocolo específico para esse tipo de ocorrência, além da capacitação dos atendentes e da modernização do sistema de registro das denúncias.
Segundo o ministério, o ambiente virtual passou a ocupar a quinta posição entre os locais com maior número de registros de violência contra a mulher no país. Somente neste ano, 2.281 denúncias tiveram as plataformas digitais como cenário das agressões, além de 54 ocorrências que somaram 93 violações relacionadas ao meio online.
A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) e integra o Pacto Brasil entre os Três Poderes contra o Feminicídio, que busca ampliar a proteção às mulheres também no ambiente digital.






























