Um levantamento realizado pelo setor de Qualidade do Hospital Geral de Mamanguape apontou que os atendimentos pediátricos realizados na Urgência Covid-19 aumentaram cerca de 200%, entre os meses de abril e maio de 2021. O relatório também demonstrou que a taxa de ocupação das enfermarias Covid-19, passou de 59% no mês de abril para 73%, em maio deste mesmo ano.
O diretor-geral do complexo hospitalar, Daniel Gonçalves, explica que apesar de não ser referência para internação pediátrica de casos de Covid-19, a unidade possui profissionais e estrutura adequada para realizar os primeiros atendimentos e fazer a transferência, caso necessário.
“Nossa ala de Urgência e Emergência Covid-19 está preparada para receber pacientes de qualquer idade. Em nossa estrutura geral, além dos leitos de UTI e enfermaria, contamos com salas de estabilização e também leitos de Unidade de Decisão Clínica. No caso das crianças, a partir do momento que passam pelo médico, elas já são inseridas na Central Estadual de Regulação Hospitalar”, esclareceu o gestor.
A unidade de saúde, que desde 2014 assiste moradores do Vale do Mamanguape, em março deste ano passou a integrar o plano estadual de contingência para o combate do novo coronavírus, recebendo pacientes de toda Paraíba, através da Central de Regulação. Desde então, a instituição já participou da recuperação de mais de 120 pacientes.