A vereadora Aninha Cardoso (REP), apresentou na Câmara Municipal de Campina Grande um requerimento fundamentado na lei de acesso à informação, cobrando da prefeitura informações sobre a execução do Edital de Fomento Biliu de Campina – 2024.
Após informações da Secult (Secretária de Cultura de Campina Grande) anunciando o adiamento do pagamento, com a atualização do cronograma do edital de fomento “Biliu de Campina”, para o dia 28 de fevereiro de 2025, a vereadora observou que vários segmentos da cultura na cidade irão ser prejudicados, visto que o carnaval já acontece no dia 01 a 05 de março.
“O edital tem o objetivo de promover a cultura local, inclusive promovendo a diversidade e inclusão. Estamos prestes a entrar no carnaval e vários artistas de comunidades, dos bairros, precisam de verbas para promover sua cultura nesse período, mas parece que não vão ter essa oportunidade. É preciso mais clareza sobre o motivo dessa mudança de data, pois já prejudicou aquele que promovem a cultura local”.
A parlamentar ainda lembrou que artistas que contribuem com o carnaval como escolas de samba, boi de carnaval, músicos, troças carnavalescas, grupos folclóricos, que precisam de ajuda do setor público, não poderão contar com a prefeitura, e para promover a cultura local, vão tirar do próprio bolso.
No requerimento, Aninha solicita o detalhamento do cronograma de pagamentos e valores repassados até o momento; a lista das instituições contempladas com o repasse financeiro; justificativa oficial para eventuais atrasos; previsão de regulamentação e cópia dos documentos que comprovem a execução orçamentária do edital.
Ao todo, o edital possui o valor de R$ 1.494.950,87, para ser distribuído para artistas de diversas áreas, como os das artes cênicas, cultura popular e festivais audiovisuais.
Ascom