Recém-criado, o Instituto DataTrends vem se destacando pela quantidade de pesquisas suspensas por irregularidades no interior do Nordeste, onde atua realizando pesquisas eleitorais, muitas delas impugnadas pela Justiça Eleitoral. Coincidentemente este é foi instituto responsável por um pesquisa divulgada nesta sexta-feira (27) em Campina, com vantagem percentual para o atual prefeito Bruno Cunha Lima.
Diante de números distantes da realidade das ruas em relação aos dois principais adversários e de estranho empate de 1% entre os três últimos colocados, que notadamente possuem perfil e densidade eleitoral diversa, a divulgação acabou sendo recebida com desconfiança.
Criado há pouco mais de um ano, o instituto é conhecido nas cidades nordestinas onde vem realizando pesquisa, pelo descrédito dos resultados. Nos últimos três meses, o DataTrends que tem sede em Recife, teve suas pesquisas impugnadas e suspensas em várias cidades, a exemplo de Sertânia, Camaragibe, Nazaré da Mata, Itaíba, Maragogi, entre outras.
Em algumas destas cidades, a pesquisa já foi impugnada mais de uma vez por várias suspeitas de irregularidades e por possivelmente favorecer uma candidatura.