Acessibilidade: Romero Rodrigues quer avisos sonoros em sistemas de senha

Proposta visa inclusão de pessoas com deficiência visual

A Câmara Federal está analisando um projeto de lei, apresentado pelo deputado Romero Rodrigues (PODE-PB), que prevê a obrigatoriedade do uso de avisos sonoros em sistemas de senha para atendimento ao público. A medida visa beneficiar especialmente as pessoas com deficiência visual, seja em estabelecimentos públicos ou privados.

“Temos avançado na promoção da acessibilidade e da inclusão social das pessoas com deficiência. No entanto, ainda há lacunas a serem preenchidas para garantir a plena participação dessa parcela da população em todos os aspectos da vida em sociedade”, justificou o deputado.

Segundo Romero Rodrigues, uma dessas lacunas é a falta de acessibilidade no atendimento ao público para pessoas com deficiência visual. “A utilização de senhas, sem a devida comunicação sonora, torna inviável para essas pessoas a compreensão da ordem de atendimento, gerando constrangimentos, insegurança e até mesmo exclusão do atendimento”, argumentou.

Se aprovado, o projeto, que altera a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, representará um avanço significativo na inclusão e acessibilidade. A matéria assegura que todos tenham igualdade de acesso a serviços de saúde, bancos e repartições públicas, por exemplo.

Artigo anteriorBruno Faustino denuncia abandono em Escola de Artes no Distrito de São José da Mata
Próximo artigoNapoleão Maracajá celebra resultados de seus Projetos de Lei após seis meses do novo mandato

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui