A vereadora Dona Fátima (PSB) apresentou uma série de requerimentos na Câmara Municipal de Campina Grande solicitando da Secretaria de Saúde local que implemente com urgência ações de enfrentamento à proliferação de roedores, sobretudo em algumas áreas da cidade que têm canais a céu aberto, como a Ramadinha, Pedregal, Três Irmãs, Mutirão, Cruzeiro e Bodocongó.
Em seus requerimentos, a parlamentar destaca que áreas adjacentes a canais sofrem com a proliferação de roedores, quadro que se agrava durante períodos chuvosos. Não por acaso, conforme o alerta de Dona Fátima, há um aumento considerável nos casos de leptospirose, doença transmitida pela urina dos ratos, durante a temporada de chuvas mais intensas.
“Sou uma vereadora com atuação diária junto às comunidades, sempre ouvindo as pessoas, e tenho recebido muitas queixas de cidadãos preocupados com a infestação de ratos, principalmente quem mora perto de canais ou riachos. Por isso o nosso apelo à Secretaria de Saúde para que tome providências”, explicou a parlamentar.
SOBRE A DOENÇA
Segundo o Ministério da Saúde, a leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que é transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais, principalmente ratos, infectados pela bactéria leptospira. A doença apresenta elevada incidência em determinadas áreas, além do risco de letalidade, que pode chegar a 40% nos casos mais graves.
Hora Agora