Lewandowski aceita convite de Lula e será o novo ministro da Justiça

O ex-ministro do STF se aposentou da Corte em abril de 2023, após completar 75 anos

Foto: Gabriela Biló/Estadão

Ricardo Lewandowski, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o convite do presidente Lula (PT) e será o novo ministro da Justiça. Lewandowski se reuniu com Lula e Flávio Dino na noite desta quarta-feira (10).

O ex-ministro do STF se aposentou da Corte em abril de 2023, após completar 75 anos. Ele substituirá Flávio Dino no Ministério da Justiça — que irá assumir uma cadeira no Supremo em fevereiro.

A agenda oficial da Presidência da República aponta que Lula se reunirá com Flávio Dino e Lewandowski novamente na quinta-feira (11), durante a manhã. O anúncio da nomeação deverá ser feito logo na sequência.

O nome de Lewandowski para o Ministério da Justiça já vinha sendo cotado nas últimas semanas. O ex-ministro do STF ainda estava afinando os nomes de quem iria compor a equipe na pasta, caso o convite fosse aceito.

Lewandowski era o nome favorito de Lula para a pasta. Desde que Dino foi indicado para o STF, vários nomes para substituí-lo no governo foram cotados. Entre eles estavam o de Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça, e o de Jorge Messias, advogado-geral da União.

Já em relação a Cappelli, existe um indefinição. Ele irá se reunir com Dino durante a manhã de quinta-feira para definir qual será o seu futuro.

G1

Artigo anteriorAscensão da extrema direita pode tornar a Europa ingovernável, dizem liberais da UE
Próximo artigoSecretário Jhony Bezerra chama gestão de Bruno Cunha Lima de tragédia e governo de um mandato só

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui