O homem acusado de agredir uma mulher na saída de um banheiro por pensar que ela era transsexual foi preso no início da noite desta quinta (28), após prestar depoimento sobre o caso na Delegacia de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife-PE. O agressor, identificado como Antônio Fellipe Rodrigues Salmento de Sá, teve a prisão preventiva decretada após prestar depoimento.
Segundo o delegado responsável pelo caso, Diogo Bem, o mandado de prisão contra Antônio Fellipe Rodrigues Salmento de Sá foi pela Lei do Racismo – seguindo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permitiu o reconhecimento de atos de homofobia e transfobia como crime de injúria racial.
Segundo o vice-presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Fenelon Pinheiro, que acompanhou o depoimento, o suspeito pode responder por vários crimes.
“São vários crimes. Ele violou aí a lesão corporal. Apesar de ser uma mulher cis, foi um crime de homofobia. A gente está defendendo que ele pague por esse crime. Porque não interessa se ele sabia ou não se era trans. O que interessa é que a motivação dele assim fosse”, disse Pinheiro.
Fenelon Pinheiro disse ainda que as outras denúncias anteriores registradas contra o suspeito também foram consideradas na expedição do mandado de prisão. “Ele já tem um histórico de agressão contra mulher, de violação. Inclusive, ele estava em medida protetiva, estava respondendo por isso”, informou.
O caso ocorreu no último sábado (23/12) no restaurante Guaiamum Gigante, zona norte de Recife. Na ocasião, o homem abordou a mulher, que preferiu não se identificar, e perguntou se ela era “homem ou mulher”. A vítima questionou a pergunta e, em seguida, o agressor teria dado um soco no rosto dela.
Com informações do G1