Vereadora Jô Oliveira relembra o alerta do TCE sobre a falta de revisão do Plano Diretor de Campina Grande

Segundo Jô, apesar de fazer oito meses do alerta, nada foi feito

Na manhã desta terça-feira (17), a vereadora Jô Oliveira (PCdoB), usou a tribuna e trouxe um questionamento importante para o debate da cidade. Cadê a atualização do Plano Diretor?

A vereadora lembrou aos presentes, que Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), emitiu um alerta esse ano, em fevereiro de 2023, para Prefeitura Municipal de Campina Grande, sobre o planejamento da cidade. Segundo Jô, apesar de fazer oito meses do alerta, nada foi feito.

“O Tribunal de Contas da Paraíba, está alertando que a cidade de Campina Grande, está mais que atrasada na revisão do Plano Diretor. O TCE está colocando isso como problema e agora através de um estudo técnico. Colocando inclusive quinze pontos alertando a cidade sobre o problema em não revisar o plano diretor”, disse.

Jô completa dizendo que não se pode pensar e desenvolvimento urbano sem um plano diretor atualizado. E essa, foi uma das críticas da oposição e uma das justificativa por ter votado contra a mais um empréstimo milionário feito pelo prefeito, pois, não tem um planejamento atual da gestão municipal. E neste ponto, a vereadora atribui a gestão de ter vendido uma cidade que não existe mais, para adquirir o empréstimo com o banco Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata).

Uma das questões que causou muitas críticas na aprovação do empréstimo do Flonpata, foi exatamente o fato da gestão não ter atualizado o plano diretor. E por que isso seria tão importante debater antes do empréstimo?

Porque a ideia desse tal pacote de obras do prefeito Bruno Cunha Lima tem tudo a ver com planejamento da cidade. Pois, mexe com estruturas urbanas, com o desenvolvimento do município. No entanto, o valor absurdo que será gasto, sem nenhuma certeza da conclusão das obras (a não ser a palavra do gestor municipal), foi decidido a portas fechadas, sem diálogo, endossado na Câmara por vereadores que apenas realiza às vontades do prefeito.

O que é um Plano Diretor?

O Plano Diretor é uma lei municipal que orienta o crescimento e o desenvolvimento urbano de toda a cidade. Ele busca melhorar a qualidade de vida da população, reduzir as desigualdades socioeconômicas e tornar as cidades mais inclusivas, justas e ambientalmente equilibradas. Elaborado com a participação da sociedade, é um pacto social que define os instrumentos de planejamento para reorganizar os espaços da cidade e garantir a melhoria da qualidade de vida da população.

É também um instrumento que norteia a construção da política urbana e, de acordo com a legislação federal (Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001 – Estatuto da Cidade) deve ser revisto a cada 10 anos para eventuais ajustes.

Artigo anteriorLaryssa Almeida volta oficialmente para Secretaria de Ciências e Tecnologia de Campina Grande
Próximo artigoMédico emociona ao abraçar criança com ataque de pânico em hospital de Gaza

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui