O ator Michael Gambon, mais conhecido por interpretar o Albus Dumbledore na franquia Harry Potter, morreu aos 82 anos nesta quinta-feira (28). Segundo informações divulgadas pela família à imprensa internacional, ele faleceu “pacificamente no hospital”. Ele estava internado com pneumonia.
“Amado marido e pai, Michael morreu tranquilamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao seu lado, após um ataque de pneumonia. Pedimos que respeitem nossa privacidade nesse momento dolorido e agradecemos suas mensagens de apoio e amor.”
Um grande ator reverenciado no Reino Unido, mas no mundo nerd Gambon vai ser lembrado por ser o segundo ator a interpretar Alvo Dumblendore, o diretor de Hogwarts, após a morte de Richard Harris.
.
No entanto, a filmografia do ator é bem mais extensa do que a franquia. Entre os grandes sucessos elogiados pela critica estão: Assassinato em Gosford Park, O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante e As Aventuras de Paddignton, no qual dublou o tio Pastuzo, e o idoso rei George V, em “O Discurso do Rei”, de Tom Hooper, em 2010.
.
Sir Michael John Gambon nasceu em Dublin, Irlanda, e começou a atuar no palco no início dos anos 1960, como todo bom ator britânico. E mais tarde, estrou na TV e no cinema.