Meio ambiente é um tema que nos últimos anos tem estado em alta nos debates, na mídia e na política. Muito se fala sobre a importância de preservar a natureza, afinal, é onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos, fauna, flora, porém, os avanços na preservação não tem sido o ideal, segundo os especialistas.
O biológo, especialista em desenvolvimento e meio ambiente, Antônio Lopes, mais conhecido como Tony Ambientalista, que tem militado pela causa a mais de vinte anos, deu entrevista nesta quarta-feira (16) a rádio Shallon e concordou que muito tem se falado, porém pouco tem se avançado em políticas públicas efetivas que conscientize a população ao ponto de vermos mudanças da pasta na prática.
“É preciso compreender a necessidade em cuidar de algo tão essencial à vida. O meio ambiente virou pauta eleitoreira de gente que não sabe plantar uma árvore, que não tem um projeto real que impacte nas questões ambientais”.
Tony defende que os alunos tenham na grade escolar educação ambiental. Que a conscientização comece desde a infância, e que é preciso trazer às escolas para junto da comunidade, para que se eduque desse cedo sobre algo tão essencial para sobrevivência humana.
Comentamos sobre os progressos das questões ambientais em Campina Grande. Tony pontuou que sem um hospital veterinário, sem uma delegacia do meio ambiente, sem políticas públicas e pessoas comprometidas, fica muito difícil avançar na pasta do meio ambiente na cidade. Porém, ele ressalta que estes são problemas que precisam ser resolvidos não apenas em Campina, mas em praticamente todo o país.
O ambientalista também comentou que a sociedade ainda não compreendeu a abrangência do tema ambiental, que muitos ainda acham que e só preservar a Amazônia, mas que meio ambiente implica em recursos hídricos, resíduos sólidos, sustentabilidade, desenvolvimento consciente, fauna, flora, agricultura, causa animal… E não apenas problemas de desmatamento.
Tony finaliza a entrevista com uma frase de Gandhi. “A Natureza pode suprir todas as necessidades do homem , menos a sua ganância”.
Oxente Brasil