A proposta da criação de um Hospital Público Veterinário em João Pessoa ganhou empatia da população e dos defensores da causa animal. O clamor dos moradores da Capital foi atendido pela Prefeitura ainda em 2021.
No primeiro dia de junho daquele corrente ano, a gestão municipal usou as redes sociais para anunciar que a demanda seria realidade. Técnicos e arquitetos da Secretaria do Meio Ambiente já trabalhavam no projeto de assistência de saúde aos bichos sem acesso a tratamentos particulares.
À época, o secretário do Meio Ambiente, Wellison Silveira, visitou unidades semelhantes em Recife, capital de Pernambuco, e em Areia, no Brejo da Paraíba. Apesar de garantir o empenho de recursos próprios, Silveira prometeu captação de recursos, como emendas parlamentares e convênio com o Governo Federal. A justificativa era de que o dinheiro poderia ser “útil na reforma do futuro hospital público veterinário de João Pessoa, bem como na aquisição de equipamentos”.
“Compreendemos que essa é uma reivindicação legítima da população e ressaltamos que estamos trabalhando com todo empenho na realização dessa obra que consideramos de extrema importância para a preservação e a qualidade de vida dos nossos animais”, disse Wellison em matéria divulgada pela Secretaria de Comunicação no dia 31 de maio de 2021.
Em maio do ano passado, foi assinado um Termo de Cooperação com o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) e houve a vistoria no terreno por parte da Caixa Econômica. São exigências para que seja emitido o laudo de aprovação do empreendimento.
Apesar de não detalhar prazo, Silveira garantiu que a obra seria entregue à população dentro do período previsto.
“Todo o corpo técnico da Semam vem atuando para a construção do Hospital para que a obra seja entregue à população dentro do prazo, seguindo os critérios de segurança. Sabemos da importância que um equipamento desse tem para a qualidade de vida dos animais e também para a saúde da população”, reafirmou em 4 de maio de 2022.
Em agosto do ano passado, o secretário publicou em seu perfil no Instagram um vídeo do início das obras. “Hoje pela manhã iniciou (sic) as obras do futuro Hospital público Veterinário de João Pessoa. Mais uma promessa de campanha que inicia na gestão do prefeito Cícero Lucena, que mais tem trabalhado pela causa animal”, celebrou.
No local que já poderia estar estruturado o equipamento voltado para saúde animal, o que se vê é a presença de animais soltos, sujeira, imóvel abandonado e mato. O muro do prédio público se transformou em plataforma gratuita para propaganda de empresas privadas.

Com o abandono por parte da Prefeitura, o local virou ironicamente lugar de abrigo para animais abandonados. Nele, moradores resolveram alimentar os bichos, ao invés de deixar que cães e gatos saciem a fome com resto de comida despejado.
É o caso da corretora Ana Ribeiro. Moradora da região, mesmo grávida, ela vai com frequência ao terreno, juntamente com o esposo, para deixar ração. Além dos animais presentes no terreno destinado ao Hospital Veterinário, há presença de cachorros também em um local usado como armazém de coleta seletiva.
“A gente está alimentando eles porque estão todos aí passando fome e não aguento ver isso”.
Mais PB