A vereadora Maria de Fátima Melo Silva (Podemos), mais conhecida como Dona Fátima, deu uma entrevista ao blog neste sábado (10). Fui recebida em sua casa no bairro da Vila Cabral de Santa Terezinha. Logo encontrei o portão como ela sempre falou, aberto, para receber sempre quem precisa ou para quem quer tomar um cafezinho.
A história política da parlamentar começou como líder comunitária da Vila Cabral de Santa Terezinha. No bairro, todos a conhecem por ajudar os moradores que mais precisam e pela sua luta diária por melhores condições de saúde da cidade de Campina Grande.
Já conhecida nos hospitais da cidade, reivindicando por melhores condições e atendimento para os pacientes, Dona Fátima falou sobre alguns problemas constantes na área de saúde, entre eles demora nos agendamentos, marcação de consulta e exames, falta de equipamentos e o quanto sente falta de atendimento humanizado.
“Não consigo entender o motivo pra demorar tanto um exame, sem falar no jeito que tratam os pacientes. Quando chego no Hospital da FAP, eu fico muito triste, não vejo alegria no rosto deles. Um lugar que já tem tanto sofrimento, os profissionais deveriam ter mais amor e cuidado com as pessoas, é algo que me deixa muito angustiada”.
Como nosso principal assunto foi a saúde, falamos sobre o programa da gestão municipal o “Saúde de Verdade”, que tem sido bastante criticado pela população. Perguntamos o que ela achava sobre o novo formato. “A ideia é boa, mas nem todo pobre tem um celular e entende de tecnologia. E limitar a marcação de consulta e exame só pelo aparelho, não ajuda a população mais carente”, disse.
A parlamentar também falou sobre os objetivos para 2023 entre eles, uma cozinha comunitária para Vila Cabral, a qual solicitou ao governador João Azevedo. Um projeto que ela acredita ser de extrema necessidade não apenas para seu bairro, mas para toda cidade. A edil também vem buscando uma creche para Vila Cabral, que já solicitou ao prefeito Bruno Cunha Lima.