Seguindo decisão de assembleia realizada no último dia 11, os servidores da Saúde do município de Esperança paralisaram as atividades profissionais nesta quarta-feira, 23, em protesto contra a inexistência de um Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), direito básico da categoria. Houve ainda mobilização, com caminhada que seguiu da sede do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste e Borborema (Sintab), até a Prefeitura Municipal, onde uma comissão entregou um abaixo-assinado com centenas de assinaturas, cobrando a implantação urgente do PCCR.
Conforme destacou o diretor do Sintab em Esperança, professor Alexandro de Almeida, implantar o plano é garantir dignidade a estes trabalhadores.
“Nós viemos aqui de maneira ordeira e iremos subir para entregar um abaixo-assinado dos servidores da Saúde, solicitando a construção e implantação do PCCR. Os servidores da saúde não querem só aplauso, o que querem é valorização, para que tenham uma vida digna”, destacou.
O diretor lembrou que esta luta se arrasta há anos. “Estamos aqui porque desde 2017, quando enviamos a primeira comissão para a formação do PCCR, não conseguimos avanço. Na última reunião, em 2019, pediram para os servidores da saúde fazerem uma minuta do PCCR e em pleno final de ano, entre Natal e Ano Novo, nos reunimos e fizemos, mas de 2019 pra cá o que tivemos foi silêncio por parte da gestão. Então depois de várias assembleias virtuais, esse foi o momento que a categoria decidiu se mobilizar e ir até a Prefeitura defender o seu direito”, detalhou.
Ainda durante a manifestação, os servidores e as servidoras presentes evidenciaram sua angústia, diante da possibilidade de se aposentarem sem terem Plano de Cargos. “Essa luta é a favor da saúde e contra a precarização dos serviços, para que a gente seja lembrado e devidamente valorizado, e já devia ter sido resolvido há anos”, comentou uma servidora, que terá seu nome preservado nesta matéria.
O ato desta quarta-feira culminou com a entrega do abaixo-assinado em mãos, à secretária de Administração, Ângela Maria Lira, ao subprocurador Diego e ao procurador geral Richardisson Diniz. Os representantes do governo garantiram que na próxima semana, a Prefeitura irá marcar a data para o primeiro encontro com a comissão de servidores responsável pelo PCCR. O Sintab aguardará o anúncio da gestão sobre esta data e deverá agendar novas atividades de acordo com este retorno.