Governo de Pernambuco cancela festas de carnaval e proíbe qualquer tipo de evento entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março

Proibição vale para espaços públicos e privados em todo o estado, entre a sexta-feira pré-carnavalesca e a Terça-feira Gorda.

Foto: Reprodução

O governo de Pernambuco confirmou, nesta terça-feira (8), o cancelamento de festas de carnaval em todo o estado e proibiu a realização de eventos de qualquer tipo entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março, a sexta pré-carnavalesca e a Terça-Feira Gorda, respectivamente. A proibição vale para espaços públicos e privados.

“Nosso objetivo é desestimular situações que possam gerar aumento da contaminação”, declarou o secretário estadual de Saúde André Longo, que apresentou números atualizados sobre a Covid-19 em Pernambuco.

Ele concedeu uma entrevista coletiva, no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, no Centro do Recife, um dia após o governo anunciar a suspensão do ponto facultativo para servidores no período que seria de folia e mudanças nas restrições devido à pandemia.

O secretário afirmou que vai solicitar a participação das prefeituras em fiscalizações para evitar aglomerações. “Vamos nos reunir com prefeitos dos principais polos para reiterar a importância das gestões municipais para também ampliarem a fiscalização também nos espaços públicos e privados”, declarou.

Ainda de acordo com o governo estadual, um levantamento da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) apontou que Pernambuco está entre os “estados com menor número de mortes pela Covid-19, quando comparado proporcionalmente à nossa população”.

“Mas só abrir leitos e adotar medidas restritivas não será suficiente para diminuirmos a aceleração viral e as contaminações. É preciso a compreensão, a sensibilidade e a adesão de toda a sociedade”, destacou Longo.

Mudanças no protocolo

Com a suspensão do ponto facultativo nas repartições públicas, os servidores vão trabalhar nos dias que seriam de folga por causa da folia, na Segunda-feira de Carnaval (28) e na Terça-feira Gorda (1º).

O novo protocolo prevê a liberação, fora do período carnavalesco, de eventos em ambientes abertos com até 500 pessoas e festas em ambientes fechados com até 300 participantes. Até então, eram permitidos públicos de até 3 mil e 1 mil participantes, respectivamente.

As novas restrições valem a partir da quarta-feira (9) até 1º de março, exceto no período de carnaval, em que os eventos estão proibidos. Nos dias em que podem ser realizados, devem ser exigidos comprovação de vacinação e apresentação de teste negativo. Essa norma é válida para locais abertos e fechados, incluindo circos, cinemas, teatros e jogos de futebol.

Artigo anteriorProfessores realizam novo protesto em defesa do reajuste integral do piso do magistério
Próximo artigoCampina Grande tem novo decreto com normas para volta às aulas nas escolas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui