Categoria bancária tem de cuidar da saúde mental

Pesquisa feita pelas entidades representativas dos empregados da Caixa recentemente revela dados alarmantes

Mesmo com o fim da campanha Setembro Amarelo, dedicado à prevenção de suicídio, o debate e cuidado com a saúde mental dos trabalhadores, inclusive dos bancários, é fundamental.  

Os índices de adoecimento dos trabalhadores dispararam nos últimos anos, com o aumento da cobrança de metas e do assédio moral. O medo constante de demissão também compromete a saúde. Na categoria bancária, milhares de trabalhadores foram demitidos durante a pandemia. 

Para se ter ideia da gravidade do problema, atualmente, 12% dos afastamentos do trabalho no mundo são causados pela depressão, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). O índice é considerado muito elevado.

Pesquisa feita pelas entidades representativas dos empregados da Caixa recentemente revela dados alarmantes. No ano passado, 53,6% dos empregados do banco passaram por, pelo menos, um episódio de assédio moral. Quase 20% dos ativos têm depressão ou ansiedade.  
Todo cuidado é necessário. Os colegas de trabalho, gestores e familiares devem ficar atentos aos sintomas/sinais, como alteração de humor (tristeza e irritabilidade), fadiga, isolamento, ausência de sentido e pensamentos quanto a tirar a própria vida. 

Fonte: Seeb_Bahia

Artigo anteriorConfira o edital do concurso para a Guarda Municipal de Campina Grande
Próximo artigoPela primeira vez em 580 dias, PB não registra mortes por covid

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui