1ª Jornada Visibilidade e Inclusão é realizada pela prefeitura de Campina Grande-PB

O evento online tem como objetivo mostrar a educação especial na cidade, através de palestras, oficinas e apresentações culturais

Foto: Codecom

A Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realiza nos próximos dias 8 e 9 de julho, quinta e sexta-feira, a I Jornada Visibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da Seduc no Youtube. A abertura será realizada na próxima quinta-feira, às 18h. A I Jornada Visibilidade e Inclusão é voltada a profissionais de Educação da rede municipal de ensino e contará com palestras de especialistas sobre o tema central do evento.

Uma apresentação cultural será realizada por estudantes matriculados no Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal de ensino. Logo após, os participantes contarão com três palestras de especialistas que discutirão temas relacionados à inclusão da pessoa com deficiência no ensino municipal de Campina Grande.

Para a coordenadora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal, Renata Villarim, o evento é importante pois apresenta também o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação, como modelo para outros municípios.

“Este evento tem o intuito de disseminar conhecimentos sobre a educação especial em Campina Grande, e nos municípios de abrangência. Queremos mostrar que a inclusão escolar é possível, desde que tenhamos formações com estudiosos e pesquisadores da área. Com isso, nossos estudantes com deficiência continuarão tendo seus direitos de aprendizagem assegurados. Entendemos que a formação continuada promove o acesso aos conhecimentos necessários para uma inclusão significativa”, afirma.

Para assistir a programação, basta acessar youtube.com/seduccampina

Programação – 8 de julho

18h – Apresentação Cultural

Alunas:

Nicole Shofia de Lima Cunha e

Stephany de Araújo Souto

Prof.ª Lívia Pontes

Escola Municipal Cassiano Pascoal Pereira

PALESTRAS

19:00 h – “A Diferença como eixo orientador de uma educação para todos”

Prof.ª Drª Maria Teresa Mantoan

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Unicamp; Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (Leped/Unicamp); Oficial da Ordem Nacional do Mérito Educacional – Reconhecimento à Contribuição à educação brasileira.

19:30 h – “Práticas baseadas em evidências para pessoas com autismo e deficiência intelectual”

Prof. Dr. Lucelmo Lacerda

Pós-doutorado em Psicologia pela UFSCar, com ênfase em inclusão escolar da pessoa com autismo, Doutor em Educação pela PUC-SP, Mestre em História pela PUC-SP, Historiador, Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de inclusão.

20:00 – “O uso de novas tecnologias na educação inclusiva”

Prof.ª Drª Fabiana Wanderley

Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Mestre em Educação pela UFPE – Diretora Científica da COGNVOX

Programação – 9 de julho

OFICINAS PEDAGÓGICAS

09h – “Reflexões do Ensino Remoto no Contexto da Educação Especial: Desafios e Prática”

Professora do AEE:

Rosinete Guedes Lopes Barreto

Gestora:

Silvana Mércia da Silva

Apoio escolar:

Suyanne Andrade

Escola Municipal Félix Araújo

09:30 h – “A importância da Intervenção pedagógica para crianças com necessidades educacionais”

Facilitadora: Érika Rodrigues

Pedagoga pela Universidade Estadual da Paraíba; Especialista em Psicopedagogia institucional e clínica pelo CINTEP/JP; Curso de introdução aos princípios da Análise de comportamento Aplicada – ABA à intervenção em pessoas com desenvolvimento atípico; Curso de formação Princípios do Modelo TEACCH para pessoas com TEA; Curso básico PECS nível 2.

10 h – “Tecnologia Assistida de baixo custo com materiais reciclados”

Professoras do AEE

Elsa Fernandes da Silva

Maria Louiza Tarquino

Escola Municipal Cassiano Pascoal Pereira

10:30 h – “Recursos pedagógicos a favor da intervenção pedagógica”

Iris Naque

Pedagoga especialista em supervisão educacional

“A sala de recursos e o sistema remoto: uma experiência que está dando certo.”

Professora do AEE

Maiane Machado de Morais

Escola Municipal Joselita Brasileiro.

Artigo anteriorPlanejamento do início do ensino híbrido terá a participação de gestores e técnicos da Secretária da educação
Próximo artigoDrone Carcará será utilizado pela STTP no trânsito de Campina Grande-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui