Com o objetivo de vacinar separadamente as gestantes e puérperas dos demais grupos de pessoas, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande abriu no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), um ponto de imunização contra a covid-19 exclusivo para gestantes e puérperas com comorbidades ou com prescrição médica para receber a vacina.
O serviço vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 9h às 14h. Podem se vacinar as gestantes e puérperas com comorbidades ou sem as comorbidades (neste caso, desde que apresentem a prescrição médica, indicando a necessidade de receber a imunização).
“Pela orientação do Ministério da Saúde, a vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades deve ser feita em caráter de exceção, já que elas costumam apresentar problemas coagulantes e o imunizante pode interferir nesse processo. Por isso, é necessário apresentar prescrição médica, após avaliação e liberação do profissional para receber a vacina”, explicou a gerente de Atenção Básica, Samira Luna.
No caso das mulheres com comorbidades, é necessário entregar laudo comprobatório. Também é obrigatório apresentar comprovante da condição de gestante ou de puérpera (mulheres até 45 dias após o parto). A vacina que está sendo administrada no público é do imunobiológico Pfizer.