Câmara celebra os 61 anos da instalação do Grupo de Alcóolicos Anônimos ‘Centenário’

Foto: Josenildo Costa/CMCG

Na manhã de hoje (26), aconteceu a 71ª Sessão Ordinária, presidida pelo vereador Saulo Germano e secretariada pelo vereador Rafafá, com participação no pequeno e grande expediente. Foi destaque na sessão, a realização da Feira do Empreendedor Sebrae, que aconteceu no último final de semana, no Centro de Convenções da cidade. Após Sessão Ordinária, o vereador Olimpio Oliveira realizou a abertura da Sessão Especial, de sua autoria, que celebrou 61 anos da instalação do Grupo de Alcóolicos Anônimos ‘Centenário’ em Campina Grande.

O vereador Anderson Pila abriu o pequeno expediente mencionando a Feira do Empreendedor Sebrae e registrou que foi um grande evento sediado no Centro de Convenções. ‘’Empreendedores de todo o Brasil estiveram presentes’’ – disse. Anderson ressaltou a importância do equipamento, elevando Campina Grande e promovendo turismo em diversas épocas do ano. No entanto, lamentou a ausência do Poder Executivo Municipal, no que diz respeito a falta da atuação da Superintendência de Trânsito no evento e da falta de iluminação nas ruas que dão acesso ao local.

A vereadora Carol Gomes parabenizou a Secretaria de Educação de Campina Grande, diante da realização do ‘’Brinca Campina’’ que está acontecendo nas creches e pré-escolas do município. A vereadora disse que esteve ontem na abertura e ressaltou que é um momento de extrema importância para a pequena infância. Em seguida, Carol convidou a todos para participar do III Seminário da Câmara Municipal de Campina Grande – Agosto Dourado, que tem como tema ‘’Priorizar para transformar – Redes sustentáveis da amamentação’’ (TEMA DA SMAM 2025) e contará com a participação de organizações e profissionais da área.

Aninha Cardoso falou sobre denúncias recebidas que envolvem a Creche Valnízia Cunha Lima. Segundo ela, faltam cuidadores, equipe multidisciplinar e estrutura física. ‘’São 230 crianças matriculadas, 50 crianças autistas e apenas 02 cuidadores’’ – disse. A vereadora disse que acompanhará as mães e suas denúncias para que a situação seja solucionada. Em resposta à Aninha Cardoso, Rafafá explicou que a estrutura foi ‘abandonada’ pelo MEC, e que desde o último sábado, a SEDUC realiza ações na estrutura.

Pimentel Filho solicitou um aparte, frisando que não existem cuidadores, mas ‘’voluntários’’. Além disso, falou que não há justificativa para ausências na estrutura e no funcionamento do equipamento, diante do tempo que a creche foi construída e dos recursos oriundos do Governo Federal. Wellington Cobra, ainda sobre o tema, disse que também recebeu denúncias e encaminhou para o Secretário de Educação. De acordo com o vereador, o secretário informou que nesta semana está enviando equipes para ações na creche.

Encerrando o pequeno expediente, Dinho Papa-Léguas fez o registro da Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Campinense ao Tenente Coronel Campos, realizada no dia de ontem na Câmara Municipal. O vereador agradeceu a todos que participaram da sessão e disse que o objetivo foi reconhecer um profissional tão importante para a cidade, em uma data representativa, em que se comemorou o Dia do Soldado. Dinho também fez menção ao Dia do Feirante que foi comemorado ontem e fez menção ao PL de sua autoria, que prevê a implementação do Centro de Capacitação dos Feirantes da cidade.

No grande expediente, o vereador Alexandre Pereira, falou sobre a Audiência Pública que acontecerá com a participação da Energisa e destacou a necessidade das discussões que envolvem a entidade. A audiência é de autoria do vereador Alexandre, Pimentel Filho e Anderson Pila. Pimentel acrescentou denúncias e questionamentos da população com relação à empresa, enfatizando que o principal objetivo será obter informações. Anderson Pila ainda mencionou que é necessário saber sobre os valores cobrados diante de manutenções de fios ou retiradas de postes, além da contrapartida social da empresa.

Rostand PB, encerrou as participações na tribuna, mencionando um requerimento de sua autoria, já aprovado na Casa, que prevê revitalização para lavanderias da cidade. Ele ainda apresentou imagens da lavanderia localizada no Alto Branco e fez solicitações destinadas à prefeitura, para que o espaço seja revitalizado. Rostand PB também fez a entrega da Moção de Aplausos para o senhor Dr. Arthur Sudário.

SESSÃO ESPECIAL – 61 anos do Grupo de Alcoólicos Anônimos
A Câmara Municipal de Campina Grande realizou, em Sessão Especial, a celebração dos 61 anos de instalação do Grupo de Alcoólicos Anônimos “Centenário” na cidade. A solenidade foi proposta pelo vereador Olimpio Oliveira, que destacou a importância mundial da instituição, responsável por oferecer acolhimento e novas perspectivas de vida às pessoas. Fundado em 1964, o grupo marcou Campina Grande como a primeira cidade da Paraíba a receber os AA. “Através dos Alcoólicos Anônimos há um recomeço”, afirmou o parlamentar, ao ressaltar o legado de transformação e esperança que a entidade tem promovido ao longo das últimas seis décadas.

Estiveram presentes na mesa, os senhores Lourival Gomes de Andrade – Diretor do Escritório dos Alcoólicos Anônimos (CG), Severo Pereira – Representante do Grupo 12 Apóstolos de Alcoólicos Anônimos, Givanildo Almeida – Coordenador do Comitê ‘’Trabalhando com os outros’’ e Murilo de Oliveira Costa – Integrante Comitê “Trabalhando com os outros”.

Lourival Gomes de Andrade, Diretor do Escritório dos Alcoólicos Anônimos de Campina Grande, falou sobre a fundação dos Alcoólicos Anônimos em Campina Grande e ressaltou que todas as ações do grupo são voluntárias e os membros são responsáveis pela sua gestão. Ele ainda contou sua trajetória pessoal, em que sofreu com a dependência química, mas há 25 anos está livre do alcoolismo.

Givanildo Almeida, Coordenador do Comitê ‘’Trabalhando com os outros’’, também ressaltou que na instituição não há pagamento de taxas ou mensalidades e que não há ligações políticas ou religiões, tendo como principal propósito se manter sóbrio e ajudar os outros a alcançar sobriedade. Com relação Comitê “Trabalhando com os Outros” (CTO), disse que é uma iniciativa dos Alcoólicos Anônimos (A.A.) que busca informar e cooperar com a comunidade profissional, instituições correcionais e de tratamento, e o público em geral sobre a recuperação do alcoolismo.

Representantes das organizações e Membros dos Alcoólicos Anônimos (A.A.) também participaram na tribuna, além da vereadora Jô Oliveira e do vereador Saulo Noronha.

Para acompanhar a sessão completa, acesse o Canal Oficial do youtube (@camaracgoficial). Confira também o andamento das matérias que tramitam no SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.

DIVICOM/CMCG

Artigo anteriorJoão Azevêdo celebra primeiro lugar da Paraíba no ranking de competitividade pelo segundo ano consecutivo
Próximo artigoELEIÇÕES 2026: enquete Arapuan Patos aponta Lucas com 43,9% e Cícero com 31,7% na disputa ao Governo da Paraíba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui