João Azevêdo abre Ano Letivo 2026 e anuncia novos investimentos na educação da Paraíba 

No Projeto Arte em Cena, Herbert Vianna será o homenageado.

Foto: Francisco França

O governador João Azevêdo abriu, no fim da manhã desta terça-feira (10), em solenidade ocorrida no Centro de Convenções de João Pessoa, o Ano Letivo 2026 da Rede Estadual de Ensino. O evento foi marcado por uma série de anúncios, como o lançamento do Conexão Paraíba, a ampliação das escolas em tempo integral – de 306 para 323, e a implantação de Escolas Cívico-militares e da Escola do Corpo de Bombeiros, ampliando os modelos educacionais que unem disciplina e cidadania. Outro anúncio foi a parceria com o Programa Antes que Aconteça, que será o tema da Feira Literária da Rede Estadual de Ensino (FliRede), e homenageará a poetisa pessoense Violeta Formiga, morta pelo ex-marido em 1982, crime que hoje seria enquadrado como feminicídio. No Projeto Arte em Cena, Herbert Vianna será o homenageado.
 
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou que a abertura do Ano Letivo 2026 coincide com uma série de notícias boas para a educação paraibana, como a maior aprovação proporcional no Sisu pelos estudantes do Ensino Médio, e a conquista do Selo Ouro em Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação, política que tem beneficiado alunos do 2° ano do Ensino Fundamental. 
 
“O ano de 2025 foi um ano em que a gente conseguiu avanços extraordinários, em que a Paraíba viveu o seu melhor momento também na Educação. Recebemos ontem, por exemplo, o Selo Ouro em Alfabetização do Ministério da Educação, colocando a Paraíba entre os 11 estados que conseguiram esse reconhecimento por conta da alfabetização na idade certa — há dois anos, a gente dizia que as crianças até os sete anos precisam estar alfabetizadas, por conta dos ganhos extraordinários na aprendizagem. E esse Selo dado pelo MEC prova que estamos conseguindo”, disse João Azevêdo.
 
Já no Teatro Pedra do Reino, em sua mensagem aos alunos, o governador destacou: “O que vocês representam para nós é o fato mais importante. Vocês, verdadeiramente, são o alvo de cada política de educação que a gente constrói. Quando a gente senta para discutir, o aluno é o foco principal dessa política. E os resultados têm sido extraordinários”, acrescentou o gestor paraibano. 
 
O vice-governador Lucas Ribeiro também destacou os resultados que vêm sendo obtidos pela educação paraibana, como a maior proporcional no Sisu do País — dos 30.357 inscritos, 21.863 realizaram o sonho da vaga em um curso superior. “Estamos começando o ano com o pé no acelerador quando se trata dos resultados que a Paraíba tem conquistado em educação — tivemos a maior aprovação proporcional de estudantes no Sisu do País, alegria concretizada por pessoas como o nosso estudante Rian, primeiro lugar no curso de Medicina da UFCG. Como ele, tivemos vários outros em primeiro, segundo e terceiro lugares — isso nos orgulha muito e mostra que a gente está no caminho certo”, comentou.
 
O secretário de Estado da Educação (SEE), Wilson Filho, também evidenciou os avanços da educação paraibana. “Nós hoje amanhecemos com a convocação dos mil novos professores através do concurso público — compromisso do governador João Azevêdo e do vice-governador Lucas Ribeiro de que, no início das aulas, ocorreria a convocação. Os nossos professores, receberam 10% de reajuste salarial, um gesto inequívoco do Governo em valorizar aqueles que são responsáveis pela mãe de todas as políticas públicas, que é a educação”, observou.
 
A senadora Daniella Ribeiro lembrou que a Rede Estadual de Ensino da Paraíba é pioneira ao firmar parceria com o Programa Antes que Aconteça, do qual ela é coordenadora nacional. “Graças à sensibilidade do governador João Azevêdo, do vice Lucas Ribeiro e do secretário Wilson Filho, o Antes que Aconteça chega às escolas da Rede Estadual. Sem dúvida, é mais um passo importante no combate à violência contra a mulher no nosso Estado. É um programa que os alunos vão vivenciar e essa oportunidade vai mudar mentalidades”, acrescentou, ao destacar a importância de a vida da poetisa Violeta Formiga ser o tema da FliRede. 
 
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, agradeceu os investimentos da gestão do governador João Azevêdo em educação. “Eu não tenho dúvida em afirmar isto: a política educacional é a mãe de todas as políticas públicas. E o governador João Azevêdo, com o vice-governador Lucas Ribeiro, tem tido a sensibilidade de investir na educação dos filhos do povo da Paraíba”, disse. 
 
Falando em nome dos estudantes, Rafael Natan, ressaltou: “É uma honra participar deste momento tão especial, em que estão reunidos todos os estudantes aprovados no Conexão Mundo. Aproveito esta oportunidade para agradecer ao governador João Azevêdo, ao vice-governador Lucas Ribeiro e ao secretário Wilson Filho. Sou estudante da Rede Estadual de Ensino há oito anos e, desde cedo, fui estimulado a participar de experiências de ensino internacionais”, externou.
 
A solenidade de abertura do Ano Letivo 2026 foi prestigiada, ainda, pelo secretário-executivo de Gestão Pedagógica, Edilson Amorim; pela secretária-executiva de Administração, de Suprimentos e Logística, Pollyanna Loreto; e pelo secretário-executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves, assim como pelo prefeito de Patos, Nabor Wanderley, e pelos deputados estaduais Francisca Motta, João Gonçalves e Márcio Roberto.
 
Mais investimentos — Ainda durante o evento, foi anunciada a renovação do Passe Livre Estudantil, que garante gratuidade no transporte público para estudantes da Rede Estadual, inclusive com inscrições para os veteranos. 
 
Na ocasião, também foi anunciada a implantação de Escolas Cívico-Militares e da Escola dos Bombeiros nos municípios de Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Patos e Santa Rita, ampliando modelos educacionais que unem disciplina, cidadania e formação integral.
 
Outro destaque foi a apresentação do kit escolar, que será entregue a todos os estudantes, assim como o novo fardamento escolar — a novidade deste ano é uma camisa exclusiva para os concluintes do Ensino Médio, importante etapa da trajetória escolar. 
 
Outro anúncio foi o lançamento do Conexão Paraíba, com foco em estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, que vai possibilitá-los conhecer as macrorregiões da Paraíba.
 
No eixo de inovação e protagonismo juvenil, será lançado o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil, com a criação de empresas juniores para estudantes do Ensino Médio, estimulando o empreendedorismo, a criatividade e a educação financeira desde a escola.
 
Além da poetisa Violeta Formiga, que será tema da FliRede, outro paraibano será o tema do Arte em Cena: o líder de Os Paralamas do Sucesso, Herbert Vianna, que, por vídeo, agradeceu a homenagem: “Como paraibano, ser homenageado no ‘Arte em Cena’ difícil de conter em poucas palavras. Tomara que a gente se encontre e que possa celebrar isso juntos. Vamos lá?”, convidou.

Artigo anteriorJovens de 15 a 29 anos concentram maior procura por medicamentos contra o HIV na Paraíba
Próximo artigoMP investiga Prefeitura de Campina Grande por contratos de 7,1 milhões da Saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui