Vereadora Jô Oliveira homenageia Bloco Foliões do Ferro

O Bloco Foliões do Ferro é um dos responsáveis pelas prévias carnavalescas

A vereadora Jô Oliveira (PCdoB) entrega hoje (14), uma moção de aplausos ao Bloco Foliões do Ferro, em celebração aos seus 15 anos de existência e resistência. A homenagem acontece durante ensaio do bloco, às 11h, no bar Ferro de Engomar, espaço onde toda história do Bloco começou. O espaço fica localizado no cruzamento da Av. Getúlio Vargas com a rua Rui Barbosa, por trás do Colégio Damas.

O Bloco Foliões do Ferro é um dos responsáveis pelas prévias carnavalescas, e surgiu justamente para fortalecer o pré-carnaval de Campina Grande, e desde sua criação desfila pelas ruas da cidade uma semana antes do carnaval.

Idealizado pelos amigos Lucio Galdino, Jaime Carlos, Marco Fonfom e Marco Padaria, em uma festa de confraternização no bar Ferro de Engomar, em dezembro de 2010, o Bloco Foliões do Ferro, em sua primeira edição, arrastou os foliões atrás de um carro, com a tampa da mala aberta, tocando frevo e marchinhas dos velhos carnavais. O Bloco desfilou pelas ruas: Rui Barbosa, Av. Marechal Floriano Peixoto e Coronel José André, antiga “Rua do Esfola Bode”. Já na última edição, em 2024, o bloco levou para as ruas cerca de oito mil pessoas, o que demonstra seu crescimento e a dimensão que a atividade atingiu. 

“O Foliões do Ferro é um grande espaço de resistência da folia de rua de Campina Grande, e é com grande alegria que entregamos essa moção de aplausos em homenagem aos seus 15 anos”, disse a vereadora Jô Oliveira. A vereadora destacou ainda a importância do poder público incentivar o carnaval de rua, e lembrou que este ano vários projetos estão impedidos de acontecer devido o atraso no pagamento do Edital Biliu de Campina, que até o presente momento não foi efetuado pela Prefeitura Municipal, prejudicando os eventos carnavalescos que aguardam esses recursos. 

“Campina tem pré (carnaval), e tem carnaval de rua, e é preciso que o poder público invista nisso, da mesma forma que investe nos eventos religiosos. Esse ano vários projetos que aconteceriam no período do carnaval, com os recursos do Edital Biliu de Campina, estão prejudicados devido ao atraso no pagamento, isso é um desrespeito, para dizer o mínimo”, lamentou a vereadora Jô Oliveira.

Artigo anteriorAninha Cardoso participa de homenagem a Maria Barbosa, primeira mulher a presidir a CMCG
Próximo artigoVereadora Jô Oliveira denuncia atraso no pagamento do Edital Biliu de Campina e cobra nomeação de Secretário de Cultura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui