De 21 a 29 de julho, o mandato da vereadora Jô Oliveira (PCdoB) realiza a III Semana de Desenvolvimento Celso Furtado, com o tema “Os desafios econômicos e ambientais para uma Campina Grande sustentável e inclusiva”. O evento tem como objetivo discutir os impactos das mudanças climáticas na cidade e propor soluções sustentáveis para combater as desigualdades socioeconômicas no município.
A programação inclui lançamento de livros, visita técnica a áreas ambientais e uma audiência pública, consolidando o evento como um espaço de debate qualificado sobre o modelo de desenvolvimento que se pretende para Campina Grande.
A abertura da Semana acontece nesta segunda-feira, dia 21, às 8h, no Museu de Arte Popular da Paraíba (Museu dos Três Pandeiros). Após a cerimônia de abertura, será realizada uma visita ao Riacho das Piabas, com o objetivo de mobilizar a sociedade em torno da situação atual do manancial e da Mata do Louzeiro, especialmente diante dos impactos socioambientais previstos com a construção da Barragem do Covão. A atividade conta com a parceria da Articulação pela Revitalização do Riacho das Piabas (ARRPIA), entidade reconhecida por sua atuação no campo ambiental em Campina Grande.
Entre os destaques da programação está o lançamento do livro “50 anos do Mito do Desenvolvimento”, de Celso Furtado, no dia 23 de julho, às 19h, também no Museu dos Três Pandeiros. A publicação é uma realização do Programa de Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
A Semana será encerrada com uma Audiência Pública e a entrega da Medalha Celso Furtado, honraria criada pelo mandato da vereadora Jô Oliveira para reconhecer pessoas e instituições que desenvolvem ações em prol do desenvolvimento econômico e sustentável do município.
Para a vereadora, o evento é uma oportunidade de promover uma reflexão coletiva sobre o futuro da cidade.
“Qual o futuro que queremos construir? Quem paga o preço do progresso? Precisamos de espaços de debate sobre a Campina Grande que queremos, considerando todos os seus setores. O progresso não pode ser dissociado da justiça social e dos impactos ambientais”, destacou Jô Oliveira.
Segundo a parlamentar, os diálogos construídos ao longo da semana contribuem diretamente para o trabalho legislativo desempenhado na Câmara Municipal:
“Os debates alimentam nosso mandato, indicando caminhos e proposições que podemos apresentar para contribuir com o desenvolvimento da Rainha da Borborema”, afirmou.
Um dos organizadores da Semana, o assessor parlamentar Roberto Jefferson Normando, também ressaltou a importância do evento e da figura homenageada.
“Celso Furtado foi um paraibano de projeção nacional e internacional. Economista, ministro, primeiro superintendente da Sudene, foi um grande pensador do século XX. A partir de suas ideias, buscamos provocar reflexões sobre os rumos do desenvolvimento local, envolvendo os diversos segmentos da nossa cidade”, pontuou.
A III Semana de Desenvolvimento Celso Furtado é gratuita e aberta ao público. Não é necessário realizar inscrição para participar das atividades.