Durante todas as terças, quartas e quintas-feiras do mês de junho e na primeira semana de julho, um grupo de jovens com Síndrome de Down tem participado ativamente da divulgação oficial d’O Maior São João do Mundo, em Campina Grande, dentro do projeto São João Acolhedor. A ação foi promovida pela Central do Turista em parceria com a APAE Campina Grande, e teve como foco a entrega de folhetos informativos e o acolhimento de turistas no Parque do Povo, principal palco da festa.
A atividade contou com a presença constante de mães e responsáveis, que acompanharam de perto cada trajeto e interação dos filhos com o público. Juntos, percorriam filas, restaurantes, arquibancadas e áreas de dança, sempre com simpatia, educação e entusiasmo. A dinâmica era simples, mas intensa: “Pegávamos uma boa quantidade de panfletos, íamos em direção à fogueira, na descida já não tínhamos mais folheto nenhum. Passávamos no ponto de apoio, pegávamos mais, descíamos para a pirâmide e voltávamos. Isso das 7h às 21h”, relatou uma das mães.
A mãe Eliane Bezerra, uma das participantes da ação, ressaltou o impacto positivo da experiência na vida dos filhos e das famílias envolvidas. “A avaliação foi extremamente positiva em todos os sentidos. Nossos filhos se sentiram muito importantes, muito valorizados. Eles se comportaram com simpatia, com muita educação. Foi bonito ver a interação deles com o público, que os acolheu com elogios, sorrisos e até pedidos de fotos.”
Cada dupla de jovens é acompanhada por um responsável, garantindo apoio e encorajamento em todo o percurso. A experiência não apenas contribuiu para o desenvolvimento pessoal dos participantes, mas também serviu como uma poderosa ferramenta de conscientização e quebra de preconceitos. “Eles estavam fazendo o mesmo trabalho que qualquer pessoa sem deficiência faria ali, com a mesma competência e, muitas vezes, com ainda mais alegria”, destacou Eliane.
A ação também reforça a importância de iniciativas inclusivas em grandes eventos públicos. Para as famílias envolvidas, foi um passo significativo rumo à inserção social e ao reconhecimento da capacidade das pessoas com deficiência intelectual. “Foi extremamente importante para o desenvolvimento deles. Para nós, como pais, é o reconhecimento de todo o trabalho que temos feito em parceria com a APAE, de estimulação e preparação para a vida e para o mercado de trabalho”, completou.
Idealizado pela psicóloga e primeira dama Juliana Cunha Lima, o projeto possibilitou uma experiência que mostrou que, com paciência, estímulo e oportunidade, jovens com deficiência são plenamente capazes de contribuir ativamente em ações culturais e sociais. E o fizeram com o que mais combina com o São João: alegria e acolhimento.
Ministério da Cultura, Brahma, 7K, PicPay e Petrobras apresentam “O Maior São João do Mundo”.
Patrocínio: Porto, Natura, BB consórcios, Loterias Caixa, Bradesco, Proxxima, Will Bank, Ballantines, L’oréal Elseve, Sempre Livre, Brasil Gás, Assai, Seara, Primor, Matuta, Azul Linhas Aéreas, Baygon, Redepharma, Casas Bahia, Amvox, Energisa, Cremer, Sazon, São Bráz, Renner, Engov, Neosaldina, Beats, Indaiá, Pepsi, Esmaltec, Sunless, Sanavita, A&C, Sua Música, Familhão+Vybbe, BR Mania, Red Bull, Farinha Láctea Nestlé, Ministério do turismo e Sesc/Senac.