A praia de Pipa, localizada no Rio Grande do Norte, um dos destinos mais procurados por turistas, inclusive paraibanos terá uma nova via de acesso em breve. No entanto, os visitantes que optarem ppelo novo acesso precisarão pagar pedágio. O projeto faz parte de um conjunto de Parcerias Público-Privadas (PPPs) que buscam melhorar a infraestrutura turística do estado.
O pacote de parcerias Público-Privadas (PPPs) em desenvolvimento, também abrange o Centro de Convenções, o Centro de Turismo e o Terminal Rodoviário de Mossoró.
O modelo já foi adotado por outras cidades turísticas como Porto de Galinhas (PE), que possui dois acessos, sendo um gratuito e o outro com cobrança de pedágio.
A obra, orçada em R$ 72,2 milhões, terá início a partir da rodovia estadual RN-003. Com o pedido de apoio da governadora Fátima Bezerra, o Ministério do Turismo se comprometeu com a parceria na realização da obra. Ao longo de 2024, a governadora realizou novas reuniões em Brasília com ministros e estudou modelos de concessão em formato PPP (Parceria Público-Privada) aplicados em estradas de outras regiões.



Atualmente, Tibau do Sul e a Praia da Pipa enfrentam um cenário desafiador com a RN-003 para o verão de 2025. A expectativa é de que a revitalização da estrada atual seja concluída até o final de janeiro de 2025, desde que não haja atrasos.
Paralelamente, sem data para acontecer no momento, a nova estrada pedagiada promete ser uma alternativa viável e segura para os turistas, oferecendo a oportunidade de escolher entre a via gratuita e a via com pedágio.
Leonardo Paiva, coordenador de concessões e permissões da Secretaria de Planejamento do RN (SEPLAN), assegurou em entrevista à imprensa que a atual RN-003 passará por obras de revitalização e permanecerá sendo gratuita.