O Sintab reuniu nesta sexta-feira, dia 22, os servidores da administração, limpeza urbana e apoio para Assembleia setorial com o objetivo de deliberar sobre a Data-Base, que engloba a luta pela reforma no Plano de Cargos (PCCR) e no Estatuto do Servidor, a indicação de um representante da categoria para a Comissão de Avaliação de Desempenho das Progressões e melhorias nas condições de trabalho.
REFORMAS NO PCCR
Na ocasião, o Sintab informou que tem lutado por uma reformulação no PCCR da Administração e apresentou uma proposta para alterar o modelo de concessão das progressões por desempenho. “Todos os servidores têm direito as progressões horizontais, mas infelizmente a prefeitura não coloca em prática a avaliação por desempenho”, disse Joselito, diretor do Sintab. Da forma como está, os servidores ficam com um prejuízo enorme, especialmente os que estão para se aposentar, perdendo benefícios pecuniários que não são inclusos quando dão entrada no processo de aposentadoria. A proposta do Sintab é que, ao chegar o prazo de mudança de progressão, o nível seja atualizado automaticamente. Assim, o servidor não pode ser prejudicado por negligência e vontade da gestão.
Para os servidores em geral, o Sintab vai apresentar a proposta de reformulação do Estatuto do Servidor. O sindicato já está com a minuta pronta deste plano para ser debatido com a gestão.
Joselito informou que já foi encaminhado ao Secretário de Educação toda a legislação referente a criação do Plano de Cargos do Apoio (auxiliar de serviços gerais, merendeiras/os, secretárias/os, vigias e motoristas de ônibus escolares). Destacou também que os recursos que são direcionados à educação oriundos do FUNDEB são de direito do Apoio que trabalham nas creches e escolas, com 70% dos recursos destinados aos profissionais da educação.
DENÚNCIAS DE PERSEGUIÇÃO E MÁS CONDIÇÕES DE TRABALHO
Os servidores da limpeza urbana aproveitaram a oportunidade para relatar casos de assédio moral, de péssimas condições de trabalho, além do descaso da gestão com a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). “Estou há 8 anos sem receber fardamento renovado. Só nos dão calça e blusa, mas nada de boné, bota e protetor solar”, disse uma servidora. “A administração da prefeitura nunca fez uma reunião com a nossa categoria pra perguntar o que tá faltando”, denunciou a servidora em Assembleia.
“Não temos autorização pra tomar café. Temos que varrer a praça todinha pra depois tomar café, ou seja, trabalhamos com fome. As baratas no meio das gavetas, com mijo de gato em cima do birô, não temos onde sentar, é uma seboseira só”, criticou um servidor. O Sintab recebeu imagens que comprovam as denúncias relatadas. A diretoria garantiu que irá agir para pressionar a PMCG e vai acionar o jurídico para fiscalizar e obrigar a gestão a regularizar a situação. Confira abaixo as imagens as condições em que os servidores da limpeza urbana estão trabalhando:
O diretor do Sintab Napoleão Maracajá criticou as perseguições que os servidores estão sendo submetidas pela PMCG: “estamos sob o signo de um governo autoritário que ressuscitou a figura do capitão-do-mato”, disse ele. E estimulou a reação dos servidores: “tudo o que tiver de denúncias, manda pra gente. Tira foto, grava, que vamos pra luta”, concluiu.
Franklyn Ikaz, diretor do sindicato, disse que a gestão está mais preocupada com a festa de São João do que em resolver os reais problemas dos servidores. “Para o Parque do Povo tudo, pra vocês, servidores, nada. Só resta o trabalho e a perseguição”, afirmou. E ressaltou a importância do trabalho da Limpeza Urbana para a sociedade: “Vocês são uma das categorias mais importantes da cidade. Se pararem de trabalhar por 2, 3 dias, ninguém aguenta”, disse Franklyn.
COMISSÃO DAS PROGRESSÕES
Como representante dos servidores na Comissão de Avaliação de Desempenho nas Progressões, ficou definido a indicação da servidora do Apoio Alcineide Silva. A comissão terá como função de avaliar os processos de progressões e níveis dos servidores. “Nosso objetivo é fazer com que o PCCR funcione e as progressões sejam devidamente atualizadas”, disse Monica Santos, vice-presidente do Sintab. Para mais informações, entre em contato pelo fone (83) 3341-3178 ou através das redes sociais no Facebook e Instagram.