Vereador Márcio Guedes propõe criação de serviço para denúncias de violações contra idosos em Campina Grande

A iniciativa está em consonância com o Estatuto do Idoso e com a Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos das Pessoas Idosas

O vereador Márcio Guedes (PSB), protocolou um projeto de lei que propõe a criação de um serviço específico para o recebimento de denúncias de violações de direitos das pessoas idosas no município.

De acordo com a proposta, o atendimento será realizado por telefone e internet, com profissionais capacitados para prestar orientação adequada e garantir um acolhimento humanizado. Além disso, o serviço deverá elaborar relatórios periódicos contendo informações sobre o perfil dos atendidos, os tipos de denúncias recebidas e os encaminhamentos realizados, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.

O vereador Márcio Guedes destacou que o projeto é uma forma de fortalecer a rede de proteção social e combater a subnotificação de casos de violência física, psicológica, patrimonial, negligência e abandono contra idosos.

“A criação deste serviço atende à necessidade de ampliar os mecanismos de defesa da população idosa, garantindo canais acessíveis e especializados para acolhimento das denúncias”, afirmou o parlamentar.

Segundo a justificativa, a operacionalização do serviço poderá ser feita diretamente pela administração municipal ou em parceria com órgãos como o Ministério Público, Defensoria Pública, conselhos municipais, delegacias especializadas e entidades da sociedade civil.

A iniciativa está em consonância com o Estatuto do Idoso e com a Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos das Pessoas Idosas. Caso aprovado, o Poder Executivo terá 90 dias para regulamentar a lei.

Artigo anteriorJoão Azevêdo entrega nova sede da ARPB e destaca mais um prédio revitalizado no Centro Histórico de João Pessoa
Próximo artigoPimentel Filho promove sessão especial na Câmara em homenagem ao Dia da Consultoria de Beleza

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui