Saúde mental: Sindicato inicia projeto nas agências

A categoria bancária é uma das mais afetadas por doenças relacionadas ao sofrimento mental

Com o tema “Cuidar da mente também é meta”, o Sindicato dos Bancários de Campina Grande e Região está lançando um projeto voltado à promoção da saúde mental no ambiente de trabalho bancário, como resposta ao crescente número de casos de adoecimento psíquico entre trabalhadores do setor financeiro.

A proposta é realizar rodas de conversa nas agências com a mediação da psicóloga Sandra Silva — profissional parceira do projeto, especializada em saúde no trabalho, com experiência Desenvolvimento Humano. 

A categoria bancária é uma das mais afetadas por doenças relacionadas ao sofrimento mental. Segundo levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (DIEESE), com base em informações da plataforma Smartlab, produzida com registros do INSS, 55,9% dos afastamentos acidentários no setor bancário em 2024 foram em decorrência de transtornos mentais, e 51,8% de afastamentos previdenciários também. 

“Nossa intenção é abrir espaço para o diálogo, ouvir os bancários e, juntos, pensar formas mais saudáveis de viver o trabalho. Não é apenas sobre tratar o adoecimento, mas principalmente sobre preveni-lo, humanizando as relações e construindo ambientes onde as pessoas se sintam seguras para falar e acolhidas em suas dificuldades”, afirma a presidente do Sindicato, Esdras Luciano.

O projeto piloto aconteceu nesta quinta-feira, dia 10/07, na agência do BNB em Campina Grande. Ao longo do semestre levaremos a roda de conversas as principais agências de todos os bancos.  A programação das rodas de conversa ficará sendo divulgada nos nossos canais de comunicação. Qualquer agência da base pode solicitar a atividade.

Sintrafi/CGR

Artigo anteriorCampina nos trilhos: Fabiana Gomes participa de início histórico do VLT
Próximo artigoOpera Paraíba promove cirurgias vasculares em Campina Grande

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui