Professoras (es) da UEPB realizam assembleia e mantém greve da categoria

Professores (as) da UEPB realizaram hoje pela manhã (13), uma assembleia de greve, no auditório da Assembleia Legislativa, avaliaram o movimento e conjuntura e continuam paralisados. Além de avaliações positivas sobre a adesão e a mobilização da categoria, as/os docentes também apresentaram propostas de intensificação das atividades da greve e da busca de negociação.

Greve

As/os Professoras/es da UEPB estão em greve por tempo indeterminado desde o dia 22/09 e há cerca de um ano as negociações estavam suspensas, de forma unilateral, pelo governo do estado.

Aos docentes da UEPB reivindicam o pagamento do retroativo das progressões de carreira, a recomposição do orçamento da universidade, com o cumprimento da Lei de Autonomia (Nº 7643/2004), a realização de novos concursos para professor efetivo, já que a universidade ainda possui um número elevado de docentes temporários (393), a convocação dos selecionados para o padrasto de reserva e a instalação de uma mesa de negociação para discutir as perdas salariais de 22,9%, acumuladas nos últimos 04 anos.

A dívida do retroativo das progressões de carreira dos docentes já ultrapassa mais de R$ 75 milhões, sem uma atualização, e é referente ao período de 2018 a 2023, quando ocorreu um congelamento nas progressões de carreira por meio da lei estudual Nº 10.660/16. Em 2024, a PGE apresentou uma proposta de acordo que inclui 40% de deságio e parcelamento em 42 meses. Aos professores rejeitam qualquer deságio e querem o pagamento atualizado dentro da gestão João Azevedo.

Artigo anteriorAssembleia Legislativa da Paraíba debate da Lei do Gabarito em audiência pública

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui