A Paraíba teve 72% dos estudantes da rede pública aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. A conquista colocou o estado no primeiro lugar no ranking proporcional de aprovados inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), onde 30.357 estudantes paraibanos inscritos no Enem, 21.863 foram aprovados em cursos de graduação.
No comparativo nacional proporcional, a Paraíba aparece à frente de estados como Rio Grande do Norte, que ficou em segundo lugar com 59,5% de aprovação (14.076 aprovados entre 23.631 inscritos), e Rio de Janeiro, terceiro colocado, com 44,8% (30.533 aprovados entre 68.075 inscritos).
Já no ranking geral por número total de aprovados, as cinco unidades da Federação com maior destaque foram Minas Gerais (33.778), Rio de Janeiro (30.533), Bahia (23.477), Paraíba (21.863) e Pernambuco (16.850), o que reforça a relevância do resultado paraibano mesmo em comparação com estados de maior população.
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, entre as ações que contribuíram para o resultado estão programas estruturantes como o Se Liga no Enem Paraíba, que amplia o acesso a conteúdos, revisões e acompanhamento pedagógico, e o Desafio Nota 1000, voltado ao fortalecimento da escrita e da produção textual dos estudantes. As iniciativas atendem alunos do ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco no protagonismo estudantil, na equidade e na permanência educacional.
A estudante Maria Beatriz Chaves Luna, de 14 anos, recém-matriculada no 1º ano da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Professor Raul Córdula, em João Pessoa, afirma que o destaque nacional da Paraíba no Sisu reforça suas expectativas para o futuro. “Eu me sinto realizada. É uma experiência nova e incrível chegar agora na rede estadual e ver que ela é, pelo segundo ano consecutivo, a que mais aprova no Sisu no Brasil. Isso dá esperança e mostra que eu também posso ter essa oportunidade”, disse.




























