O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao republicano Donald Trump a retirada das tarifas impostas aos produtos brasileiros e a suspensão das sanções contra autoridades do país, durante conversa telefônica na manhã desta segunda-feira (6).
Segundo o Palácio do Planalto, Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para continuar as negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad.
Durante o diálogo, descrito como “amistoso”, ambos os líderes concordaram em realizar um encontro presencial em breve. Lula sugeriu que a reunião ocorra durante a Cúpula da ASEAN, no fim de outubro, na Malásia, e reiterou o convite para que Trump participe da COP30, em Belém (PA).
As tarifas impostas pelos EUA sob o governo Trump chegaram a 50% sobre produtos brasileiros, com exceções para setores como o de aviação. O republicano havia justificado as medidas como resposta ao que chamou de “perseguição” a seu aliado, o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Foto: reprodução