Líder do Hamas confirma fim da guerra com Israel na Faixa de Gaza

O fim do conflito, anunciado pelo presidente dos EUA, agora depende da aprovação do Gabinete de Israel

O Hamas chegou a um acordo com Israel para determinar o cessar-fogo permanente na Faixa de Gaza e o consequente fim definitivo da guerra que completou dois anos nesta semana. A declaração foi feita por Khalil al-Hayya, chefe da delegação de negociadores palestinos, que está no Egito, nesta quinta-feira (9).

De acordo com o al-Hayya, o grupo palestino recebeu garantias dos mediadores do acordo de paz — Estados Unidos, Catar e Egito — de que os pontos do acordo serão cumpridos por Israel.

“Recebemos garantias dos irmãos mediadores e da administração americana, todos confirmando que a guerra terminou completamente, e continuaremos a trabalhar com as forças nacionais e islâmicas para completar as etapas restantes, trabalhar para alcançar os interesses do povo palestino, sua autodeterminação e a realização de seus direitos até o estabelecimento de seu Estado independente, com Jerusalém como capital”, declarou o chefe da equipe de negociadores do Hamas.

Neste primeiro momento, a expectativa é que reféns israelenses sejam libertados de Gaza, em troca de quase 2 mil prisioneiros palestinos detidos por Israel. Além disso, acrescentou al-Hayya, estão previstas a retirada gradual de tropas israelenses do enclave e a entrada de ajuda humanitária na região.

Após dois anos de conflito, Israel e Hamas chegaram a um consenso sobre o fim da guerra em Gaza e assinaram, na quarta-feira (8), a primeira fase do plano de paz proposto por Trump.

O fim do conflito, anunciado pelo presidente dos EUA, agora depende da aprovação do Gabinete de Israel.

Metrópoles

Artigo anteriorGoverno promove capacitação “Imersão Paraíba” para agentes de viagem no Rio de Janeiro
Próximo artigoVenezuelana María Corina ganha Nobel da Paz 2025

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui