João Azevêdo prestigia posse do novo procurador-geral de Justiça e destaca relação harmoniosa com as instituições

Foto: José Marques

O governador João Azevêdo participou, na noite desta segunda-feira (1º), no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, da solenidade de posse do novo procurador-geral de Justiça da Paraíba, Leonardo Quintans, para o biênio 2025-2027. O evento também foi prestigiado por diversas autoridades dos Poderes Legislativo e Judiciário. 
 
Na oportunidade, o chefe do Executivo assinou o ato de posse do novo procurador-geral de Justiça e destacou que, mais uma vez, atendeu o desejo da maioria dos votantes do Ministério Público, nomeando o mais votado pela categoria. O gestor também reforçou o respeito e diálogo com os demais Poderes para assegurar os direitos dos cidadãos paraibanos. “Desde o início do nosso Governo a relação que procuramos desenvolver com o Ministério Público e os demais Poderes, foi pautada em harmonia, cooperação e respeito institucional, tendo como objetivo primeiro o bem-estar dos paraibanos. Nós entendemos que a convergência de forças e de propósitos – respeitada a autonomia de cada Poder – tende a alcançar resultados mais efetivos e promissores para toda a sociedade”, frisou.
 
João Azevêdo também evidenciou as parcerias entre o Governo da Paraíba e o Ministério Público em diversos segmentos, assegurando o direito à cidadania e à dignidade. “Nós temos ações conjuntas nas áreas da Fazenda, Desenvolvimento Humano, Meio Ambiente, Segurança Pública, combatendo as desigualdades sociais, o crime organizado, reforçando a importância da união entre as instituições para prestar um serviço de qualidade aos cidadãos”, acrescentou. 
 
Por sua vez, o novo procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans, afirmou que a principal missão de seu mandato é trabalhar pela proteção da sociedade a partir do diálogo e trabalho conjunto. “A sensação neste momento é de gratidão à minha classe, ao governador, além do dever de uma responsabilidade enorme de corresponder às expectativas, de construir um Ministério Público aberto à sociedade e que busque protegê-la como ela precisa, combatendo as facções criminosas, trabalhando pela saúde, pela educação”, pontuou.
 
O ex-procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio, fez um balanço positivo de sua gestão, com resultados em todas as regiões do Estado. “Nós fizemos uma gestão pautada no diálogo, transparência e efetividade. Fizemos encontros regionais para dialogar com toda classe, sempre com a vontade de acertar e construir as melhores soluções para as preocupações apresentadas. Deixamos como legado a oxigenação nas nossas unidades, promovemos ascensões nas carreiras, convocamos aprovados em concurso público, melhorando a resolutividade das demandas da população, também tivemos projetos premiados e tenho certeza de que cumprimos a nossa missão. Eu também parabenizo Leonardo Quintans pela vitória e pela posse e desejo que ele continue cuidando do Ministério Público”, falou ao agradecer ao governador João Azevêdo pelo respeito e diálogo sempre aberto com a instituição. 
 
Perfil do empossado – Natural de João Pessoa, Leonardo Quintans é bacharel em Direito e especialista em Direito Público. Foi servidor concursado do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) entre 2004 e 2007, do TRT20 (Sergipe) no ano de 2007 e do TRT13 (Paraíba) entre os anos de 2008 e 2011. Foi promotor na Bahia entre 2011 e 2013. Ingressou no MPPB em 7 de junho de 2013 como promotor de Justiça de Sousa, onde atuou como promotor do Patrimônio Público, da Cidadania, da Família, da Fazenda Pública e em matéria Cível, além da função eleitoral. Foi, também, coordenador da Promotoria de Sousa. Em 2015, foi removido para Picuí e em 2019 para Alagoa Grande, onde ficou até 2024, quando foi promovido para a entrância final, para a promotoria de Catolé de Rocha. No mesmo ano, foi removido para o cargo de 1⁰ promotor de Justiça de Sapé. 
 
Foi também coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Patrimônio Público (2017 a 2019) e secretário de Planejamento e Gestão (2019 a 2021). Entre janeiro de 2021 e janeiro de 2025 presidiu a Associação Paraibana do Ministério Público (APMP). Foi, ainda, diretor do Nordeste da Conamp (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público) e coordenador do Focco (Fórum Paraibano de Combate à Corrupção). Atualmente é 1º promotor de Justiça de Sapé e atuava na assessoria técnica da procuradoria-geral de Justiça. 
 
Leonardo Quintans substitui Antônio Hortêncio Rocha Neto, que comandou o MPPB por dois biênios, de 2021 a 2025. O novo PGJ foi o mais votado na eleição de 31 de julho deste ano, quando foi escolhida a lista tríplice enviada ao governador João Azevedo, para a decisão final. Entre os quatro candidatos, ele recebeu 205 votos (o correspondente à escolha de 93,2% dos 220 membros votantes). 
 
A nomeação de Leonardo Quintans foi anunciada pelo governador João Azevêdo em 6 de agosto e publicada no Diário Oficial do Estado no dia seguinte (07/08), sob o Ato Governamental nº 2.556.

Artigo anteriorPimentel denuncia caos nos estacionamentos da cidade e pede fiscalização da Zona Azul
Próximo artigoLula lança nesta semana novo programa de gás de cozinha gratuito para famílias pobres

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui