João Azevêdo entrega cartões do Passe Livre Estudantil e destaca importância da ação para combater a evasão escolar 

João Azevêdo também destacou o olhar atencioso do governo com a política pública da Educação.

Foto: José Marques

O governador João Azevêdo entregou, nesta quarta-feira (7), cartões do programa Passe Livre Estudantil a estudantes da Rede Estadual de Ensino que passam a ter passagens gratuitas nos transportes públicos. A medida contempla alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, residentes nas regiões metropolitanas de João Pessoa e Campina Grande, e tem o objetivo de combater a evasão escolar. A solenidade foi realizada no auditório do Centro de Ensino da Polícia Militar, em João Pessoa. 
 
A gratuidade no transporte representa investimentos que ultrapassam R$ 89 milhões e deve beneficiar 48 mil estudantes – cada um receberá mensalmente 44 passagens de ônibus. Além disso, os acompanhantes dos alunos com deficiência terão direito a 88 recargas de passagens para auxiliar no deslocamento de deixar e buscar os estudantes na escola.
 
Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou a satisfação de assegurar um investimento que oferece segurança e acesso à sala de aula aos estudantes. “Nós já entregamos 667 ônibus escolares, firmamos convênios pelo Programa de Transporte Escolar e isso envolve recursos de mais de R$ 200 milhões e coroamos essa ação com o Passe Livre Estudantil, que visa reduzir a evasão escolar e, por isso, celebramos essa conquista dos nossos alunos”, explicou.
 
João Azevêdo também destacou o olhar atencioso do governo com a política pública da Educação. “Nós firmamos parceria com os 223 municípios para atuar na Educação Básica, com o programa Alfabetiza Mais Paraíba. Investimos na infraestrutura, com reforma e construção de escolas, celebramos convênios com os municípios para a construção de 213 creches, entregamos os Kits escolares, Kits de bandas marciais, são mais de 140 ginásios construídos e fortalecemos o processo de aprendizagem com concursos públicos para o Magistério para termos um ensino cada vez melhor”, acrescentou. 
 
O secretário da Educação, Wilson Filho, evidenciou a garantia da oportunidade de acesso ao aprendizado e de um futuro melhor a partir do programa Passe Livre. “Hoje é um dia marcante para a nossa Educação porque lançamos o maior programa de transporte público para estudantes do Brasil. A Paraíba é referência para o país porque investe numa ação em que todos os estudantes do 9º ano ao 3º ano do Ensino Médio de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita e Campina Grande receberão, por mês, 44 passagens de ônibus de graça para que eles possam frequentar a sala de aula”, pontuou.
 
O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, celebrou mais uma importante iniciativa para a Educação da Paraíba. “Esse é um momento especial para a educação pública, para os alunos e para os pais de alunos. É um importante benefício e eu agradeço ao governador enquanto paraibano e deputado pela atitude, pelo olhar social que representa dignidade e respeito”, comentou. 
 
Dulcicleide Moura, mãe da estudante Dulciane Moura, agradeceu ao governador João Azevêdo pelo olhar inclusivo. “Sou grata por este programa, que é uma grande vitória para minha filha, que é autista. O passe livre foi uma das melhores coisas que já fizeram para os alunos e mães de alunos”, disse. 
 
O mesmo sentimento foi compartilhado por Lívia Nascimento, mãe da estudante Maria Luiza Nascimento. “Essa é uma iniciativa que demonstra que o poder público se preocupa com a Educação, que é a porta para todas as coisas e que leva a lugares inimagináveis. O passe livre não trata apenas de assegurar um meio de locomoção, mas vai além porque muitas famílias tinham que escolher se iriam recarregar o cartão ou pagar um boleto. Muita gratidão por esse projeto e essa é uma vitória dos alunos”, afirmou.  
 
A estudante Ludmylla Santos agradeceu a iniciativa da gestão estadual. “Eu sou estudante do 2º ano da Escola Professor José Batista de Melo e a criação dessa política pública é um marco para a educação. O passe livre é uma ferramenta de inclusão que garante não apenas o acesso, mas a permanência dos alunos na sala de aula, permitindo a construção de um futuro mais digno, com equidade e direito à educação de qualidade”, declarou. 
 
Os estudantes que ainda desejam se cadastrar devem se dirigir ao posto do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Sintur-JP), localizado no Terminal Rodoviário Severino Camelo, em João Pessoa, e no Terminal de Integração do município, no posto do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sitrans/CG), em Campina Grande, com documento com foto, CPF e comprovante de residência. Serão asseguradas 44 passagens gratuitas mensais a cada um dos alunos. Em contrapartida, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, vai cobrar frequência escolar mínima de 90% em sala de aula.
 
Prestigiaram a solenidade o vice-governador Lucas Ribeiro; os deputados estaduais Luciano Cartaxo, Cicinho Lima João Gonçalves; o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; o secretário executivo da Gestão Pedagógica, Edilson Amorim; a secretária de Administração, Suprimentos e Logística, Pollyanna Loreto; e secretário executivo de Cooperação com os municípios, Erivonaldo Alves.

Artigo anteriorConscientização da saúde mental materna é tema na tribuna
Próximo artigoVereadora Jô Oliveira leva debate sobre violência obstétrica ao Ministério da Saúde, em Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui