Jô Oliveira alerta problemas na peça orçamentária para saúde em 2026

Jô destacou que esse crescimento é insuficiente diante da realidade enfrentada pelo setor

Screenshot

Na sessão desta quarta-feira (1), a vereadora Jô Oliveira (PCdoB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Campina Grande para acender um alerta sobre a peça orçamentária enviada pelo Executivo referente ao ano de 2026, com foco especial na saúde.

Segundo a parlamentar, o crescimento previsto para o orçamento geral do município é de cerca de R$ 180 milhões — o que representa menos de 10% em relação a 2025. Desse total, a saúde teria um acréscimo de apenas R$ 17 milhões.

“Eu chamei a atenção para política de saúde, porque tem sido ela o grande gargalo da gestão, problemas de pagamento de servidores, de fornecedores e repasse para os hospitais”, afirmou.

Jô destacou que esse crescimento é insuficiente diante da realidade enfrentada pelo setor, que com os números apresentados, não há projeção de melhoras e lembrou que a última suplementação aprovada para a saúde na Casa foi maior do que o aumento previsto para todo o orçamento de 2026.

“Mostra que esse orçamento não está dialogando nem para esse ano, muito menos para 2026. Então a gente acende esse alerta para a política de saúde de 2026”, criticou.

A vereadora também questionou a falta de clareza do Executivo municipal na definição das projeções. “Não há explicação de como são feitas as projeções, como se dá a expectativa de crescimento, quais são as medidas para chegar aos números. Não existe transparência sobre essas definições”, reforçou.

Para Jô, a peça orçamentária evidencia que, embora a saúde seja o maior problema da gestão desde 2021, o orçamento não reflete a prioridade da população.

Artigo anteriorGrupo Tauá anuncia construção do maior resort do Brasil, na Paraíba
Próximo artigoProjeto de Lei de Olimpio quer regularizar numeração de imóveis em Campina Grande

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui