Gestão de Cícero na saúde é considerada a 22ª pior entre as 26 capitais brasileiras, aponta ranking nacional

O ranking do CLP avalia a área da saúde a partir de dois pilares principais: acesso à saúde e qualidade da saúde

João Pessoa aparece entre as capitais brasileiras com pior desempenho no quesito acesso à saúde, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, divulgado nesta terça-feira (28) pelo Centro de Liderança Pública (CLP). De acordo com o levantamento, a capital paraibana ocupa a 22ª colocação entre as 26 capitais avaliadas no pilar que analisa o acesso da população aos serviços de saúde na rede municipal.

O resultado é considerado preocupante para a gestão do prefeito Cícero Lucena (MDB), especialmente por colocar João Pessoa atrás da maioria das capitais do Nordeste. No comparativo regional, a cidade supera apenas São Luís (MA), que aparece na 23ª posição, e Salvador (BA), na 25ª colocação.

O ranking do CLP avalia a área da saúde a partir de dois pilares principais: acesso à saúde e qualidade da saúde. A metodologia considera a relevância do tema como um dos principais indicadores de bem-estar da população e de efetividade da atuação do poder público municipal.

Segundo o estudo, a separação entre os dois pilares busca evitar distorções, como casos em que há ampla oferta de serviços, mas com baixa qualidade. Para o CLP, um município eficiente na área da saúde deve apresentar equilíbrio entre disponibilidade de atendimento e qualidade dos serviços prestados.

A garantia de acesso à saúde é apontada como condição essencial para mensurar a qualidade de vida da população. Municípios com melhor desempenho nesse indicador tendem a apresentar maiores níveis de longevidade, produtividade e competitividade, refletindo diretamente no desenvolvimento social e econômico.

Política Cariri

Artigo anteriorEm visita ao TCE-PB, Jô Oliveira reforça preocupação com a saúde de Campina Grande
Próximo artigoOpinião: Saúde pública em queda livre une João Pessoa e Campina Grande

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui