CMCG realiza sessão especial pelos 20 anos da Procuradoria do Trabalho no município

Em razão de compromissos em Brasília, o presidente da Casa, Saulo Germano, não pôde comparecer à solenidade.

Foto: Josenildo Costa / CMCG

Foi realizada na noite desta terça-feira (20), na Câmara Municipal de Campina Grande, uma sessão especial em comemoração aos 20 anos da Procuradoria do Trabalho no município. A unidade integra o Ministério Público do Trabalho (MPT), responsável por fiscalizar e promover a defesa dos direitos dos trabalhadores. A solenidade foi uma iniciativa do presidente da Câmara, vereador Saulo Germano, e reuniu autoridades locais, representantes do judiciário, advogados, vereadores, membros da sociedade civil e servidores públicos.

Em razão de compromissos em Brasília, o presidente da Casa, Saulo Germano, não pôde comparecer à solenidade. A sessão foi presidida pelo vereador Pastor Luciano Breno (Avante) e secretariada pelo vereador Anderson Almeida (PSB). Compuseram a mesa o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima; o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos; o desembargador Wolney de Macedo Cordeiro, representando o Tribunal Regional do Trabalho; a procuradora do Trabalho Marcela de Almeida Maia Asfora; o procurador-chefe do MPT na Paraíba, Rogério Sitônio Wanderley; e o superintendente regional do Trabalho, Paulo Marcelo.

Representando o presidente da Casa, o vereador Pastor Luciano Breno utilizou a tribuna da Câmara para destacar a importância da atuação do MPT em Campina Grande. “Nos orgulha muito poder fazer parte dessa história e reconhecer expressando a importância que tem o Ministério Público do Trabalho, principalmente no tocante a defender os direitos dos cidadãos. Não só defender os direitos, mas também no trabalho social que o Ministério Público tem feito em nossa cidade e nós reconhecemos isso”, afirmou.

Já o vereador Anderson Almeida ressaltou os avanços conquistados pela instituição ao longo das duas décadas de atuação na cidade. “São vinte anos do Ministério Público do Trabalho que tem promovido o direito dos trabalhadores aqui em Campina Grande. A importância do ministério do trabalho faz com que engrandeça os nossos direitos de trabalhadores”, declarou.

A solenidade também contou com uma apresentação cultural do coral da Casa São Domingos, sob a regência do professor Ricardo Barros, emocionando o público presente. Logo após, foi exibido um vídeo institucional com a participação do procurador-chefe do MPT, Rogério Sitônio, que destacou o papel da instituição no estado: “Em 2025 o Ministério Público do Trabalho na Paraíba completa 40 anos de existência. Também em 2025 a Procuradoria do Trabalho em Campina Grande completa 20 anos. Atuando no direito das defesas sociais trabalhistas e aproximando a população paraibana do MPT”.

Durante sua fala, o prefeito Bruno Cunha Lima reforçou a importância da atuação do MPT no enfrentamento ao trabalho escravo e à exploração infantil como também na defesa daqueles trabalhadores mais carentes. “Tantos trabalhos lindos que procuram preservar e resguardar os direitos, em especial daqueles que estão em situação de hipossuficiência. Fazer, de fato, o combate ao trabalho infantil, à exploração do trabalho infantil. Fazer o combate dos trabalhos análogos à escravidão e todo o mais quando se diz respeito à preservação do direito do homem e da mulher de Campina Grande e da Paraíba. Eu posso mencionar tantos e tantos exemplos em que a atuação conjunta do MPT com tantas outras frentes se faz mais do que saudável, se faz extremamente necessária”, disse o prefeito.

Também presente à sessão, o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos, afirmou que o reconhecimento público da atuação do MPT representa um avanço democrático. “Não tenha dúvidas que toda vez que o Ministério Público do Trabalho vem sendo reconhecido pela sociedade é uma vitória da democracia”, afirmou. Ele também destacou o caráter técnico e muitas vezes impopular da missão institucional do órgão: “O Ministério Público não é uma instituição que atrai simpatias, pois fiscaliza o cumprimento da lei e da Constituição Federal. Evidentemente que o ato de fiscalizar, por si só, não é simpático, mas é necessário!”.

O Ministério Público do Trabalho é uma instituição fundamental na garantia dos direitos trabalhistas e da dignidade humana no ambiente de trabalho. Atua no combate ao trabalho infantil, ao trabalho escravo, às fraudes trabalhistas e à discriminação, além de fiscalizar o cumprimento das normas de saúde e segurança. Sua presença em Campina Grande tem sido decisiva para fortalecer a proteção aos trabalhadores e promover a justiça social na região.

A sessão solene marcou não apenas uma comemoração, mas também um momento de reconhecimento público da atuação firme e relevante da Procuradoria do Trabalho em Campina Grande. Os 20 anos da instituição no município são símbolo de um compromisso contínuo com a cidadania, a justiça e os direitos fundamentais dos trabalhadores.

Para acompanhar a sessão completa, acesse o  Canal Oficial do youtube (@camaracgoficial) . Confira também o andamento das matérias que tramitam no  SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.

DIVICOM/CMCG

Artigo anteriorSaulo Germano busca recursos em Brasília para melhorias em Campina Grande
Próximo artigoVereadores discutem regulamentação de corridas de rua promovidas na cidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui