Campanha ‘Respeite Todas as Vidas: Maltratar Animais é Crime’ chega a Campina Grande e promove diversos serviços

O evento, que acontece das 8h às 12h, na Praça da Bandeira, contará com diversos serviços voltados à população e aos tutores de animais.

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), promove neste sábado (18), em Campina Grande, a campanha estadual “Respeite Todas as Vidas: Maltratar Animais é Crime”. A ação busca sensibilizar a população sobre a importância do combate aos maus-tratos, da guarda responsável e da adoção consciente, reforçando o compromisso do Estado com a proteção e o bem-estar animal.

O evento, que acontece das 8h às 12h, na Praça da Bandeira, contará com diversos serviços voltados à população e aos tutores de animais. Entre as atividades oferecidas estão castração e agendamento de castração, feira de adoção, vacinação antirrábica, testes rápidos de leishmaniose e orientações sobre cuidados e bem-estar animal. Também serão realizados atendimentos de saúde para o público em geral, como aferição de pressão arterial e testes de glicemia.

A secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, reforçou que o Governo da Paraíba atua em diversas frentes de proteção animal, como campanhas educativas, controle populacional de animais domésticos, operações de fiscalização de denúncias de maus-tratos e ações de resgate. “A campanha contra os maus-tratos representa um marco na causa animal em nosso Estado. Estamos diante de um Governo que transformou o cuidado com os animais em uma verdadeira política de Estado”, destacou Rafaela.

Sobre a campanha – A campanha foi lançada em João Pessoa no dia 4 de outubro. Ela é desenvolvida em parceria com as Secretarias de Estado da Saúde, da Comunicação Institucional, da Segurança Pública e Defesa Social, através da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, bem como com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).

Nos dias 7 e 8, uma força-tarefa montada para essa campanha, coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), realizou uma ação em Campina Grande e Patos, monitorando as equipes em campo, fornecendo dados analíticos e efetuando sobrevoos com drones. A iniciativa contou com oito servidores do CICC, 30 policiais militares, 17 bombeiros militares, 20 policiais civis, 12 peritos do Instituto de Polícia Científica (IPC) e equipes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAMB) e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).

Como resultado, foram 20 locais averiguados, seis prisões em flagrante por maus-tratos, dois inquéritos instaurados, uma condução para ajuste de conduta, 21 cães resgatados em situação de vulnerabilidade e 45 aves silvestres apreendidas. Também foram emitidos oito autos de infração, nove perícias e oito laudos veterinários, totalizando R$ 71.448,48 em multas aplicadas.

Continuidade – A campanha “Respeite Todas as Vidas: Maltratar Animais é Crime” será realizada em todo o estado com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade no enfrentamento à crueldade contra os animais. A iniciativa também busca promover a guarda responsável, incentivar a adoção consciente e fortalecer as ações dos órgãos de proteção e fiscalização.

Durante sua execução, serão desenvolvidas ações educativas e de conscientização, com orientações à população sobre o que caracteriza maus-tratos e como proceder em casos de suspeita ou denúncia. As atividades incluem ainda diligências, apuração de denúncias e o acolhimento de animais resgatados em abrigos e instituições parceiras, onde receberão os cuidados necessários para recuperação.

Denúncia – A população pode colaborar denunciando casos de crueldade por meio dos seguintes canais:


• Polícia Civil: 197

• Polícia Militar: 190


As denúncias podem ser feitas de forma anônima e são fundamentais para o combate efetivo aos maus-tratos e para a garantia da proteção animal em todo o território paraibano.

Artigo anteriorWaléria Assunção cobra explicações sobre restrição de atendimentos no Hospital da Criança
Próximo artigoJornada Nacional de Inovação da Indústria: abertas as inscrições para a etapa estadual da Paraíba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui