A Câmara Municipal de Campina Grande realizou, na manhã desta quinta-feira (2), uma Audiência Pública dedicada a discutir a Causa Animal no município, com foco na necessidade urgente da implantação de um Hospital Veterinário Público. O debate foi solicitado pela vereadora Waléria Assunção (PSB), que preside a iniciativa.
Esta foi a primeira audiência pública promovida por Waléria, que explicou ter escolhido a data próxima ao dia de São Francisco de Assis, celebrado em 4 de outubro, considerado o protetor dos animais. Entre os principais pontos de pauta esteve a reivindicação pela construção do hospital veterinário da cidade.
“Essa audiência tem o caráter de esclarecer, dialogar, de expor os problemas tão latentes da causa animal, principalmente a falta de um hospital público veterinário”, afirmou a vereadora durante o evento.
Em entrevista ao blog, Waléria destacou que pretende elaborar, com o apoio dos parlamentares presentes, um relatório ao final da audiência para encaminhar ao Ministério Público do Meio Ambiente e a órgãos competentes, em especial à Secretaria Municipal de Saúde. “É uma forma também de dizer ao prefeito Bruno Cunha Lima: abrace essa causa. Ele mesmo já prometeu, está faltando o quê, prefeito?”, questionou.
A parlamentar ainda ressaltou que, hoje, os custos de atendimentos veterinários recaem sobre a população, que já arca com impostos e deveria ter esse serviço garantido pelo poder público. “Quem está pagando a conta é quem não tem obrigação. Esse serviço deveria ser oferecido para salvar a vida dos animais”, completou.