O deputado paraibano Cabo Gilberto Silva (PL-PB) vai assumir a liderança da oposição na Câmara dos Deputados a partir de 2026. A confirmação foi feita pelo líder do PL na Casa, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), nesta quinta-feira (27).
Em primeiro mandato, Cabo Gilberto ganha projeção nacional ao ocupar o posto, tradicionalmente comandado por deputados do Sul e Sudeste. A escolha também marca a primeira vez, nesta legislatura, que um parlamentar do Nordeste, região que concentra parte expressiva do eleitorado do presidente Lula comandará a articulação oposicionista.
Aliado de Jair Bolsonaro, mas conhecido por manter diálogo com diferentes blocos, inclusive do Centrão e da esquerda, o deputado já exerceu cargos de vice-liderança da oposição, do PL e da minoria. Defensor da pauta da segurança pública, Cabo Gilberto deve liderar a bancada em um ano marcado por debates sensíveis e preparativos para as eleições municipais.
A mudança ocorre porque o atual líder, Luciano Zucco (PL-RS), deixará o posto para se dedicar à pré-campanha ao governo do Rio Grande do Sul. Desde 2023, o comando da oposição passou pelas mãos de Carlos Jordy (PL-RJ), Filipe Barros (PL-PR) e Zucco.
A escolha do paraibano representa um novo movimento estratégico dentro do PL, que busca ampliar sua atuação nacional também a partir do Nordeste.































