Atendendo a um pedido das Comissões de Educação, Cultura e Desportos e de Orçamento, Fiscalização, Tributação e Transparência, encaminhado pela deputada Cida Ramos e pelo deputado Taciano Diniz, a Assembleia Legislativa da Paraíba incluirá na sessão ordinária desta terça-feira (18) a discussão sobre a greve dos docentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Foram convidados para participar da sessão o secretário estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins; o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Cláudio Furtado; a reitora da UEPB, Célia Regina; e a presidenta da ADUEPB, Elisabete Vale. A iniciativa atende a uma solicitação da ADUEPB, que pediu a intervenção do Legislativo para intermediar a retomada do diálogo com o Governo do Estado e garantir a participação da Reitoria no processo. A última reunião de negociação entre sindicato e governo ocorreu em 7 de outubro.
Para acompanhar a sessão, a ADUEPB está convocando docentes e estudantes dos oito campi da universidade, que se organizam em caravanas para ocupar a Assembleia.
Greve completa quase dois meses
A greve dos docentes da UEPB foi iniciada em 22 de setembro e paralisou todas as aulas da instituição. Entre as reivindicações estão:
pagamento do retroativo das progressões de carreira;
recomposição do orçamento da universidade com o cumprimento da Lei de Autonomia (7.643/2004);
realização de novos concursos para professor efetivo;
convocação dos aprovados no cadastro de reserva do edital 2023;
instalação de uma mesa de negociação para discutir perdas salariais estimadas em 22,9%.




























