O governador João Azevêdo inaugurou, na manhã desta terça-feira (9), a Gerência Operacional de Políticas da Causa Animal de Campina Grande. A iniciativa faz parte do Programa Paraíba Pet — Bem-estar Animal, cujo plano de ação prevê investimentos da ordem de R$ 10 milhões até o ano de 2026.
Durante a solenidade, o chefe do Executivo estadual entregou também o primeiro Castramóvel, para fortalecer o controle populacional de cães e gatos — o descontrole populacional é a principal causa de diversos problemas, como zoonoses e degradação da qualidade de vida desses animais.
No evento o secretário fez críticas ao governo municipal por ter feito quase nada pelo causa animal, apesar de ter sido promessa de campanha.
“Governo municipal já prometeu diversas ações voltada para causa animal e nada aconteceu. E foi esse governado, João Azevêdo que está implantando a política de bem estar animal que inexistia no estado e expandido para Campina Grande”.
Em 2022 foi aprovado na CMCG um orçamento de 2,4 milhões para causa animal, que seria destinado para construção do Hospital Veterinário, do Abrigo para os Animais Sadios, para a reforma do CCZ e a realização de convênios com ONGs, mas quase nada chegou a ser executado.
Além da criação da Gerência Operacional de Políticas da Causa Animal, um Castramóvel, o governo do estado inaugurou em novembro de 2023 a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Meio Ambiente e de Proteção ao Bem-estar Animal.
Com a chegada da Gerência Operacional de Políticas da Causa Animal na cidade e do comando da jornalista e ativista da causa, Waléria Assunção, acreditasse que muitas políticas públicas para os animais devem avançar em Campina Grande.