A ministra da cultura, Margareth Menezes, convocou para esta segunda-feira (9) uma reunião com técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), especialistas e restauradores para discutir como recuperar o patrimônio público danificado por terroristas durante os atos de vandalismo em Brasília.
Vândalos bolsonaristas radicais invadiram neste domingo (8) o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) e destruíram tudo o que viram pela frente, danificando obras de arte, móveis e equipamentos.
“Convoquei para a tarde de hoje (9) uma reunião com Maurício Goulart e demais técnicos do Iphan e já contamos também com a colaboração de um grupo de especialistas e restauradores de arte de todo o país”, afirmou em nota a ministra.
“É urgente avaliarmos os danos e começarmos a recuperação e restauro de todo patrimônio que foi brutal e absurdamente arrasado”, acrescentou Margareth Menezes.
Intervenção federal
Os terroristas se dirigiram pela Esplanada dos Ministérios escoltados por policiais militares e invadiram, então, o Congresso, o Planalto e o STF.
Diante das cenas de vandalismo nos três prédios, o presidente Lula decretou intervenção federal na segurança pública de Brasília.
“O objetivo da intervenção é pôr termo a grave comprometimento da ordem pública no Estado no Distrito Federal, marcada por atos de violência e invasão a prédios públicos”, afirmou Lula ao ler o decreto.
G1