Passeio terapêutico é realizado no Hospital de Clínicas em Campina Grande-PB

Pacientes com Covid-19 participaram do passeio

Foto: Secom

Os pacientes com Covid-19 internados na UTI do Hospital de Clínicas, em Campina Grande, participam, desde o ano passado, dos passeios terapêuticos na área externa da unidade. O projeto é coordenado e acompanhado pelo setor de fisioterapia do HC. Para sair dos leitos, os pacientes passam por uma avaliação, onde são liberados de acordo com a condição. Também são seguidos todos os protocolos de segurança.
 
“Na UTI, o tempo passa devagar, por isso buscamos estratégias para manter a mente e o corpo do paciente ocupados. A equipe de fisioterapia juntamente com a equipe multidisciplinar não mede esforços para fazer além pelos nossos pacientes”, comentou Raissa Furtado, coordenadora do setor de fisioterapia.
 
Os passeios ocorrem de manhã e de tarde, por cerca de 30 minutos. Transportados em cadeiras de rodas, eles têm a oportunidade de passear ao ar livre e fazer uma terapia do corpo e da mente. Com a iniciativa, a equipe de saúde pretende proporcionar bem-estar e acelerar o processo de cura.
 
“Os benefícios como redução da dor, estimulação do sistema sensorial e redução da ansiedade potencializam a reabilitação, minimizam os efeitos ocasionados pelo internamento, além de proporcionarem independência”, ressalta a fisioterapeuta.
 
Uma das pacientes beneficiadas com o projeto foi Pélima Ribeiro. Ela passou 10 dias internada e recebeu alta no dia 9 de julho. Em casa, já recuperada da doença, Pélima contou como o passeio terapêutico foi importante no processo de recuperação.
 
“Num momento tão sofrido e, às vezes, duvidoso do dom da vida, durante o passeio terapêutico pelo HC, me senti valorizada como ser humano. Estava ali tão frágil e entregue aos cuidados de profissionais atenciosos e competentes. Agora, aqui na minha casa, me emocionei revivendo toda a cena, sentar na cadeira cuidadosamente, passar pelos corredores, ser cumprimentada, sentir o vento, sentir o calor do sol, olhar o azul do céu”, relembrou.
 

Artigo anteriorPBTur e UFPB fazem parceria para promover cursos online na área de Turismo
Próximo artigoProjeto Cearte em Casa realiza última temporada do ano com novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui