A escola de samba Acadêmicos de Niterói terminou o Carnaval do Rio de Janeiro de 2026 na última colocação do Grupo Especial e foi oficialmente rebaixada para a Série Ouro em 2027. A apuração das notas aconteceu nesta quarta-feira, 18 de fevereiro, e confirmou o descenso da agremiação com 264,6 pontos, a menor pontuação entre as 12 escolas que disputaram a elite do samba carioca.
A Acadêmicos de Niterói foi uma das sensações do Carnaval por homenagear o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no seu desfile, com o enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, que contou a trajetória do presidente desde a infância no Nordeste até chegar à Presidência da República.
A apresentação da escola foi marcada por polêmicas políticas e judiciais. Antes mesmo do desfile na Marquês de Sapucaí, o samba-enredo foi alvo de questionamentos no Tribunal Superior Eleitoral e outras ações que alegavam possível propaganda eleitoral antecipada por acontecer em ano de eleição.
Na Sapucaí, a apresentação também criticou setores políticos adversários e incluiu elementos que desagradaram grupos religiosos e conservadores. Após o Carnaval, políticos opositores chegaram a anunciar ações legais contra a escola por suposta intolerância religiosa, alegando que algumas alas teriam ofendido crenças religiosas tradicionais.
Além do rebaixamento, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro decidiu aplicar uma multa de R$ 80 mil à Acadêmicos de Niterói por problemas na dispersão da escola após o desfile, quando um dos carros alegóricos ficou parado na saída da avenida, atrasando a apresentação da escola seguinte.
Apesar da queda de posição, o samba-enredo da Acadêmicos de Niterói teve notas máximas em alguns quesitos, mas a escola amargou as menores notas na maioria dos critérios avaliados, como bateria, comissão de frente, harmonização e alegorias, fatores que contribuíram para o rebaixamento.
Com o resultado, a Acadêmicos de Niterói volta à Série Ouro em 2027, enquanto a escola Unidos do Viradouro, também de Niterói, conquistou o 4º título do Carnaval carioca em 2026.





























