A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala de seis dias de trabalho para um de descanso, conhecida como 6×1, deve ter relator definido apenas após o feriado de Carnaval.
A matéria começou a tramitar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, para onde foi encaminhada pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). A definição do relator caberá ao presidente da comissão, Leur Lomanto Jr. (União-BA), que deve anunciar o nome a partir da semana de 23 de fevereiro.
Inicialmente defendida por parlamentares alinhados ao governo federal, a proposta passou a ser conduzida diretamente pela presidência da Câmara, que assumiu o protagonismo na articulação do tema. A expectativa é que o texto seja apreciado em plenário ainda este ano, mesmo com o calendário impactado pelas eleições gerais.
Nos bastidores, o Palácio do Planalto avalia a possibilidade de enviar um projeto de lei sobre o assunto ao Congresso, por considerar que a tramitação poderia ocorrer de forma mais rápida do que uma PEC. Apesar disso, a proposta já foi oficialmente despachada à CCJ e segue o rito constitucional.


























