Presidente do Bradesco defende fechamento de agências físicas

Na prática, a estratégia tem gerado sofrimento para clientes e trabalhadores

Agências superlotadas, filas constantes e funcionários visivelmente desgastados tornaram-se cena recorrente no sistema bancário brasileiro. Apesar deste cenário, os bancos seguem negando a gravidade da situação. Exemplo recente é a entrevista do presidente do Bradesco, Marcelo Noronha, concedida ao InfoMoney, no qual reafirma a irresponsabilidade social do banco ao defender o fechamento de agências físicas como parte do processo de digitalização, apresentado como sinônimo de “eficiência operacional”.

Na prática, a estratégia tem gerado sofrimento para clientes e trabalhadores. A redução acelerada da rede física empurra usuários para poucas unidades remanescentes, que passam a atender demandas de várias localidades ao mesmo tempo, com filas intermináveis e longo tempo de espera para atendimento. Em cidades do interior, é comum clientes precisarem se deslocar para municípios vizinhos em busca de atendimento presencial, sobrecarregando ainda mais os bancários, ampliando filas e tempo de espera.

O Bradesco, que em apenas nove meses do ano passado já havia lucrado R$ 18,1 bilhões, seguirá intensificando o modelo que o mercado financeiro chama de “eficiência operacional”, com fechamento de agências, transformação de unidades em pontos de atendimento digital e muitas demissões. 

O impacto sobre os empregos é expressivo. Nos últimos cinco anos, o Bradesco demitiu mais de 25 mil bancários e fechou mais de 2 mil agências em todo o país. Desta forma, o serviço do banco agrada apenas a própria instituição, pois tanto clientes quanto funcionários seguem usufruindo do sistema precário oferecido pelas empresas. 

Artigo anteriorAlunos da Escola SESI de Campina Grande são premiados em Olimpíada Nacional de Redação da FGV
Próximo artigoSecretário de Segurança afasta Capitã Rebeca da coordenação de fiscalizações da Guarda Civil de João Pessoa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui